Eu recomendo que se arrume um lugar para morar aqui na Itália antes de embarcar, não fizemos isso pois preferimos ver como eram as coisas em Napoli, já que tínhamos um local para ficar.
Quais as opções para morar na Itália?
1. Você tem um amigo/parente que não está ilegal (muito importante esta parte) que pode te hospedar;
2. Você não conhece nenhuma pessoa aqui, então precisa alugar uma casa ou até mesmo um quarto.
Tentei incansávelmente entrar em contato por e-mail com imobiliárias aqui da Itália quando eu estava no Brasil, mas nenhuma me respondeu, como meu italiano não estava nada bom (ainda não tá, mas nem perto de como estava...rsrs) preferi não telefonar. A dificuldade é que os contratos de aluguel aqui normalmente são longos e como no Brasil, é preciso ter um fiador, se você tiver a sorte de encontrar uma imobiliária que aceite fazer aluguel por curto período, com pagamento adiantado se necessário, ótimo, mas se não conseguir, como foi o nosso caso, tenho uma dica pra você, o site: www.easystanza.it. Este é um site onde as pessoas criam um perfil para oferecer um quarto ou um apartamento para alugar ou criam um perfil procurando um aluguel. Foi neste site que encontramos o nosso cantinho em Lucca.
IMPORTANTE: quando criar seu perfil deve mencionar o motivo do aluguel, que você vai precisar solicitar a residência no Comune para fazer o processo de cidadania, que é um processo legal e inclusive quais as circulares que regem o processo. As pessoas aqui não estão muito familiarizadas com esse direito de sangue dos estrangeiros à cidadania italiana, é importante que elas saibam que você não está fazendo nada de errado. Nem todas as pessoas podem dar a residência para você, pois precisam ser os proprietários do imóvel ou ter uma autorização no contrato de que podem subalugar o imóvel, ou seja, alugar um imóvel que já é alugado.
Como essa residência será dada?
Duas opções:
1. No caso de hospedagem em casa de amigos/parentes: Dichiarazione d'Ospitalità - é uma declaração do dono do imóvel de que está te hospedando, logo posto o modelo da declaração + Cessione di Fabbricato (documento que deve ser apresentado a Questura declarando que o proprietário está te hospedando ou alugando o imóvel)
2. Contrato de aluguel do imóvel + Cessione di Fabbricato
No nosso caso alugamos um quarto, e o proprietário fez um contrato de aluguel, que foi registrado no orgão competente, a Cessione di Fabbricato foi levada na Questura e tutto a posto!!
Continua...
Ciao!!
Alice, vocês não pensaram ficar em Chieti ou Pescara, nos Abruzzo, terra de origem dos Sabatino? Estou pensando em passar uns meses na Itália também, mas tenho parentes do lado dos Endrizzi (minha mãe) vivendo no Trento, em uma vila chamada Ischia di Pergine, e onde existem ainda muitos primos e uma casa ancestral onde minha avó nasceu e viveu até 1920.
ResponderExcluirOlá Renato, na verdade não pensamos não, pesquisamos bastante e a Toscana me pareceu uma região mais favorável, inclusive pelas informações fornecidas nos sites dos Comuni. Mas com certeza vamos até lá conhecer a terrinha. Venha sim, aqui é muito bom e muito lindo!! Beijos!
ResponderExcluirOi! Tô adorando as dicas! Tá pensando em fazer um levantamento dos gastos? Toda essa documentação na Itália é paga? É muito caro? =*
ResponderExcluirOlá Natália, tudo bem? Que bom que você está gostando. Na verdade não tinha pensado não, mas foi uma boa idéia que você me deu. Farei isso e no final do processo coloco um resumo dos gastos pode ser??
ExcluirBeijos!!
Perfeito! Brigada! =*
ExcluirOlá ALice,
ResponderExcluirFiz meu registro agora no EasyStanza...espero que eu encontre logo um local!
Você demorou muito para conseguir através do site? Você negociou direto com o proprietário ou teve intermediação de imobiliária?
Aliás como estás indo com o teu processo, já enviaram a Non-renuncia di Sao Paulo?
Obrigado
Mauricio
Olá Maurício tudo bem?
ResponderExcluirNa verdade eu não demorei não, consegui em uma semana ou 10 dias, não me lembro bem. Nós estávamos em Napoli com minha mãe e resolvemos vir pra Lucca, reativei o anúncio no site e em uma semana consegui. Mas eu fiz o anúncio pago, acho que por 10 dias, pois se você é um usuário grátis e o imóvel de interesse também é de um usuário grátis vocês não conseguem trocar mensagens, isso é um saco.
Negociei direto com propietário, pelo easystanza não tem intermédio de imobiliária.
Meu processo finalizará em menos de uma semana, recebi um e-mail hoje do Comune que já foi enviado para o Sindaco assinar!! Mas depois eu escrevo no blog contando detalhes.
Abraços,
Alice Sabatino
Olá Alice, voce pode me passar o contato desse proprietario, já que tenho vc com referencia de que ele foi correto com vcs, meu esposo esta iniciando nesse caminho para buscar suas raízes rsrsrs,muito obrigada.
Excluirmarcosbecker1hotmail.com
beckerjanaina4@gmail.com
Oi Alice, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida sobre o contrato de aluguel... Vocês fizeram um contrato de quanto tempo? Será que um contrato de aluguel de una stanza com duração de 6 meses, por exemplo, será aceito pelo Comune para fixar a residência? Li na internet que deveria ser um contrato de 4 + 4 anos (!!!), mas achei estranho. Muito obrigado!! Abraço
ResponderExcluirOlá Daniel, nosso contrato era de quatro meses. Não precisa ser um contrato 4+4 para conseguir residência, você está alugando um quarto e não uma casa, não se faz aluguel 4+4 de um quarto, somente de uma casa. Esteja seguro que a pessoa que vai te alugar o quarto, se não for o proprietário, tenha autorização para sublocação.
ExcluirAbraços!!
Oi, td bem? Por acaso encontrei esse blog... n consegui ler tudo ainda, mas ha muitas informacoes que me interessam... hehe
ResponderExcluirEu e minha namorada iremos para Italia em marco do ano que vem... eu pela cidadania e ela aproveitara para estudar italiano.... iremos casados e ela com visto de estudo... depois pretendemos morar ali... ha bastante tempo considero ir pra lucca, mas n tinha informacoes e agora vou me inteirar.... tu poderias me passar o contato da pessoa que te hospedou?
Meu e-mail e samuel182@gmail.com
Obrigado e parabens pelo blog!
Olá Samuel, obrigada. Já te enviei o e-mail.
ExcluirAbraços,
Alice
Olá, tudo bem? Poderia também me passar o contato da pessoa que te hospedou? flavicampagnani@hotmail.com
ExcluirOla!! Parabens pelo blog e pelo post, esclareceu de maneira rapida e objetiva a duvida que eu tinha!
ExcluirPoderia me passar tambem o contato da pessoa? Obrigada!
cristina_mack@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlice,
ResponderExcluirAgradeço pelas informações no blog, estão sendo de grande ajuda... Gostaria de saber se a requisição de cidadania deve, necessariamente, ser feito no comune de onde o antepassado veio (comune descrito no estratto di nascita) ou não. Se pode ser feito em qualquer outro lugar na Itália.
Obrigado novamente por relatar suas experiências e nos ajudar.
Deixo o meu email.
Caio
caiov.braga@gmail.com
Olá Caio, como vai? A requisição da cidadania não precisa ser feita no comune onde nasceu o antepassado. Abraços. Alice
ExcluirObrigado
ExcluirOlá, quero ir para a italia em outubro, mas por enquanto nao quero a cidadania, apenas quero um lugar para ficar no minimo de 3 meses, como faço?
ResponderExcluirOla, vc tem varias opçoes, as imobiliarias normalmente possuem imoveis para alugar por curtos periodos sem residencia e tem tbm o site que comentei no post: www.easystanza.it
ExcluirProcure uma imobiliaria no lugar que vc quer ficar e pergunte se eles fazem esse tipo de contrato.
Abraços
Olá Alice, Você sabe me dizer quais são os tipos de residencia na Italia. E também qual delas posso residir para reconhecer minha cidadania?
ResponderExcluirMuito obrigada mesmo!
Olá Anônimo, não entendi muito bem o que vc quis dizer con "tipos de residência". Residência só tem uma e consiste na sua inscrição anagráfica no comune. Ou você está falando dos tipos de casa?? Enfim, pra poder fazer sua residência vc precisa alugar uma casa/apartamento/quarto com contrato que permita a obtenção da residência, pode ser um contrato transitório, que seja registrado na Agenzia dell'Entrate (tipo receita federal); ou vc conhece alguém que tem uma casa e é residente nela e esta pessoa te hospeda, sem contrato e faz a dichiarazione d'ospitalità.
ExcluirEspero ter esclarecido.
Abraços
DEsculpe não ter sido claro! Tenho uma residencia para ficar hospedada, porem não é a residencia oficial dele (ele só passa as ferias lá). Acredito que minha pergunta seja posso solicitar a cidadania com essa residencia? ou posso ter um contrato de aluguel "sem valor" para essa casa?
ExcluirEspero que tenha feito sentido! abs.
Vc pode fazer a residência nessa casa se o proprietário do imóvel fizer um contrato de aluguel no seu nome ou uma dichiarazione di ospitalità, porque sendo proprietário ele não precisa ser residente pra fazer a carta di ospitalità.
ExcluirAbraços
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Alice, tudo bem?
ResponderExcluirEstou na Italia há mais de três meses, em uma casa que aluguei via airbnb. o fato é que a senhora da Comune não aceita o contrato do airbnb, eles não sabem nada das leis... ela me mandou fazer a permesso di soggiorno sendo que eu não precisava... enfim...
depois que vcs fizeram a rezidencia e deram a entrada e tudo mais, quanto tempo demorou para a carta de não renuncia voltar dos consulados no Brasil?
quanto tempo no geral levou seu processo?
Grata
Thaís
Olá Thaís,
ExcluirMeu processo levou 5 meses, mas o que eu quero saber são duas coisas:
1. Vc conseguiu ou não fazer a residência?
2. A proprietária do imóvel que vc alugou via airbnb sabe que vc precisa fazer a residência?
A prorpietária tem que estar ciente da sua residência, dessa forma ela faz uma declaração falando que está alugando o ap pra vc.... Que tipo de contrato vc tem?? No máximo ela declara que está cedendo o ap de maneira gratuita. Mas ela PRECISA estar ciente das suas intenções, se não estiver o comune tem direito sim de negar a residência. Com relação ao permesso di soggiorno, vc pode mostrar a circular nº 32 pra ela.
Boa sorte!
Olá Alice,
Excluirobrigada pela resposta.
1. O problema basicamente é esse, estou aqui há três meses e não consegui fazer a residência por conta deste problema com o contrato.
Então em teoria não dei entrada na cidadania.
2. A proprietária sabe que estou aqui. Ela até propôs um contrato com a validade similar ao do airbnb, mas o problema é que constaria que eu alugo por um período de 4 meses e a Senhora da Comune quer um contrato de no mínimo 1 ano.
Sugeri para a proprietária a carta de hospitalitá, sem anular o contrato do airbnb. E aí foi uma confusão, o marido dela achou que eu estava aqui ilegal... esclareci o fato com eles, expliquei da lei, mas eles não se pronunciaram a respeito disto depois (Tudo isso foi por e-mail). O que dificulta é que os proprietários não moram na cidade, então eles não me conheceram pessoalmente.
Se eu conseguisse fazer a residência agora nesta semana, em 5 meses pode ser que eu finalize o processo?
A senhora da Comune é linha dura, vou apresentar a circular para ela. O problema é que agora meu visto de turismo este acabando e talvez eu realmente precise da Permisso, ou não?
PS: Você mora em Lucca? Pensei muito nesta cidade antes de vir para cá. Tem um festival de cinema aí que acho bem bacana.
Gracias pela mensagem!
Thaís
Ola Thaís, não moro mais em Lucca, morei por 2 anos.
ExcluirEntão, com um amigo nosso que veio fazer aqui na Itália, nós conseguimos com a imobiliária que fizesse um contrato de 1 ano mas que constasse que ele pagou 3 meses adiantado e que precisa somente de um mês pra dizer que não quer mais. No nosso caso, quando fizemos a nossa cidadania, nós tinhamos um contrato de aluguel de 4 meses, e não tivemos problema nenhum, que eu saiba não existe um limite de contrato pra conseguir a residência porque na verdade não importa, vc sendo estrangeira come faria a ter um contrato de 1 anno sem premesso di soggiorno? Vc precisa conversar com a mulher do comune, ela está errada e está te prejudicando.
Pela lei, se vc fizer um contrato valido com a prorpietária e ainda por cima levar a declaração de que ela está ciente da sua residência o Comune não pode falar nada.
Em que comune vc está?
Se seu visto de turista está acabando daí vc precisa fazer o permesso di siggiorno, mas sem ter dado entrada no pedido de cidadania, como vão te dar o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza??? Quando vence o teu permesso?
Boa sorte e continue me avisando.
Ciao
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Alice, obrigada pelos conselhos mais uma vez.
ExcluirImagino que Lucca seja uma cidade bem bonita, pensei em passar por lá entre essa semana por causa deste festival de cinema que comentei.
Você mudou pra outra região?
Minha sensação é que realmente a mulher da Comune está me prejudicando. Agora já estou entrando no meu quarto mês aqui, meu visto de turista venceu esses dias, mas eu dei entrada no permesso di soggiorno nos primeiros momentos que cheguei aqui, explico o porquê:
a moça da comune só me permetia fazer a inscrição anagráfica com o permesso e o codice fiscale. (eu expliquei várias vezes que não era preciso fazer por causa da nova lei, mas não tinha jeito). Aí é que foi a confusão porque fui tentar fazer o permesso na Questura e eles diziam que eu não podia fazer o permesso, só se estivesse morando aqui mais de dois anos... Ninguém sabia nem o que era jure sanguinis. Foi uma luta pra conseguir dar entrada no permesso per atesa para assim poder entregar o protocolo para a senhora da comune e ela me falar que o meu contrato não era válido (airbnb) e ela não podia dar entrada na inscrição anágrafica.
Como para fazer o permesso, a Questra da outra cidade me pedia uma comprovação da Comune, e como para a comune eu só podia dar entrada nos papéis com a permesso, era praticamente impossível dar entrada em alguma coisa. Então eu fiz um leve escândalo e a senhora da comune me deu uma carta de richiesta de inscrição anagráfica e a richiesta di cittadinanza dizendo que eu entreguei os documentos da minha família para ela (isso há duas semanas atrás).
A questão é que eles não entendem nada do que estão fazendo (talvez nunca tenham feito jure sanguinis) e não procuram saber como fazer ou como ajudar. Eles só dizem "não é possível". Aí fui aprendendo a aparecer com cartas, circulares e etc...
Confuso tudo não? rs
Sobre o Permesso eles ainda não me ligaram para buscar, mas disseram que até 25 de fevereiro já estaria aqui (eles já pegaram digitais, foto e etc).
Sobre o contrato "oficial", enfim como estou no fim da minha estadia via airbnb não sei se consigo propor novamente o contrato aos donos da casa, ou se arrisco na carta de hospitalitá, mas se não, eu vou tentar encontrar outro lugar. Bom, meu namorado é alemão, então talvez eu tente via Alemanha, não sei o quão mais difícil ou fácil é, mas enfim....
Grazie Mille!
e continuo te avisando!
Ciao!
Olá Thaís, sinto muito ler tudo isso. Mas vc não se informou com o comune antes de vir? Por que vc escolheu esse comune?
ExcluirEu te aconselho a ir em uma imobiliária e tentar por lá ou procurar na internet gente alugando ap.... Foi em imobiliária que eu consegui pra uma pessoa que veio fazer aqui em Parma (eu moro em Parma agora). Provavelmente pela Alemanha vc vai ter que morar lá por um tempo antes de conseguir a cidadania....onde vc morava antes? Se vc quiser mudar de comune e quiser alguém pra te ajudar a arrumar um ap eu posso te ajudar, como fiz com essa outra pessoa que te falei. Se tiver interesse me contate via e-mail!
Abraços
Olá Alice!!!
ExcluirNossa, achei que havia respondido sua mensagem anteriormente. Será que respondi via e-mail?
Muitas coisas aconteceram de fevereiro pra cá.
Eu recebi a permesso di soggiorno válida até dia (2 de dezembro de 2015) na primeira semana de março e nesta semana eu tive que voltar para o Brasil para um trabalho de um mês. Fiquei no Brasil até Abril e estou aqui na Alemanha agora. Mas não dei entrada na cidadania por aqui, porque é mais complicado e etc.
Estou procurando alguma comune na Italia novamente para dar entrada na cidadania. Como tem andado as coisas em Parma?
Será que eu conseguiria alugar uma apto por 4 meses por aí?
Tenho uma outra pergunta, vc sabe se na sua comune todas as certidões devem ser Inteiro Teor? Porque tenho metade das certidões legalizados ano passado em Inteiro Teor e a outra metade legalizada em 2012 na versão simples (antes de haver esta recomendação em algumas comunes da Italia).
Estava em contato com uma comune no sul, mas lá eles só aceitam inteiro teor. Comecei a refazer esta certidões simples, que já estão traduzidas e tudo mais, mas estou enfrentando pela terceira vez a dor de cabeça que é marcar horário para a legalização dessa papelada no consulado da Italia.
Enfim, pelo que eu entendi, não é uma lei e nem uma regra as certidões serem Inteiro Teor.
Na comune onde estava anteriormente este não era o problema e sim a residência...
Enfim, meu processo tá parecendo uma novela, ou melhor UMA ÓPERA italiana! rs
Abraços
Thaís
Olá Thais,
ExcluirParma é tranquilo, mas as certidões têm que ser em inteiro teor. Vc consegue sim arrumar um ap por 4 meses. Posso te indicar uma pessoa que tem um monolocale, mas só tenho o telefone dela. Conheço tbm uma imobiliária que pode te ajudar, inclusive a alugar quarto em algum ap de estudante que permita que vc faça a residência.
Boa sorte!!
Alice
Olá Alice!
ExcluirObrigada pelas informações. Bom, já que em Parma só aceitam inteiro teor tentarei fazer a legalização destas minhas certidões que eu já refiz. Quando tiver as inteiro teor legalizadas dou um alou.
Você pode me passar o contato dessa pessoa que aluga o monolocale? A imobiliária também é uma boa para mim!
meu e-mail é thais.torazzi@gmail.com
Obrigada
Thaís
Olá Thais,
ExcluirTe passo por e-mail.
Abraços
Ola, Alice!
ExcluirEu ja morei em Parma e estou ajudando uma amiga que precisa vir fazer a cidadania em breve. Quando fiz a consulta no Comune a responsavel me pareceu bem contraria ao fato de declarar residencia por pouco tempo so pela cidadania... e disse que pode levar ate um ano. Voce sentiu essa resistencia? Li que levou 5 meses, o que nao é mal. Mas tem que ficar sem trabalhar, ne?
Obrigada!
Olá Cristina,
ExcluirSim, em Parma a funcionária é contrária a fazer a residência curta, inclusive ela diz que pela lei seria fraude. Mas de qualquer forma aqui em Parma é muito rápido, conheço três pessoas que fizeram aqui e levou menos de 3 meses, nem fizeram o permesso di soggiorno. O meu levou 5 meses em Lucca. Eu trabalhei em um restaurante, mas teoricamente não poderia.
Ciao
Bom dia Alice, por favor me passe teu E-mail. O meu é nena_gh@hotmail.com.
ResponderExcluiralice.sabatino86@gmail.com
ExcluirOLA ALICE , TUDO BEM ESTOU COM TODOS DOCUMENTO ORGANIZADOS PARA SEGUIR PARA ITÁLIA .
ResponderExcluirSÓ QUE PRECISO FAZER RESIDENCIA NA ITÁLIA EM ALGUM LUGAR PARA CONCRETIZAR A CIDADANIA ITALIANA ,PODE ME AJUDAR
Me mande um e-mail, tenho um contato em Lucca que aluga.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlice, boa tarde! Tenho todos documentos em mãos em inteiro teor, precisando apenas ir no MRE e depois traduzir e legalizar. Você poderia me passar seu email? Se você puder me ajudar com apartamento para fazer a residência em qualquer lugar da Itália, te agradeço muito!
ResponderExcluirE-mail respondido.
ExcluirOla Alice, estou na mesma situação do Daniel Paiva (acima) faltando apenas ir no MRE traduzir e legalizar. Gostaria de seu email para ajuda em conseguir endereço ai na Itália em qualquer lugar. grato.
ExcluirOlá Varney: alice.sabatino86@gmail.com
Excluirolà, Alice, se eu hospedo uma pessoa na minha casa aqui da italia, que eu sou proprietaria, além da carta de hospitalidade que a pessoa precisa levar ao comune para o registro da residencia, devo comunicar os orgaos italianos que estou recebendo um estrangeiro em casa? como é o procedimento?
ResponderExcluirOlá Jana, como escrito no post vc precisa levar a cessione di fabbricato na questura para avisar que está hospedando um estrangeiro. É um procedimento normal, que inclusive os bed and breakfast precisam fazer, tem um prazo de uns 2-5 dias (não tenho certeza) a partir do momento que a pessoa entrou na sua casa.
ExcluirAtt,
Alice
Olá Jana meu sobrenome é o mesmo que o seu, por acaso Traversim é de que parte da Itália? meus avós eram "Aurora e Gumercindo". Abç
ExcluirBoa noite,
ResponderExcluirAlice estou correndo com meus documentos para a tão sonhada cidadania, estou muito recioso quanto as correções de meus documentos, pois ouvi de tres pessoas que as correções só se fazem necessaria se for dificultar a identificação de meu antenato, poderia me ajudar a entender melhor essa informação, ficaria ainda mais agradecido pois seu blog ja tem sido de grande ajuda!
Olá Lucas,
ExcluirQuais erros que têm nas suas certidões?
Olá Alice como vai, parabéns pelo seu blog estamos gostando muito, também precisamos de um lugar para ficar em Lucca estamos indo pra lá em meados de março, poderia nos ceder o contato da pessoa que te hospedo? Muito obrigado Gustavo
ExcluirOlá Gustavo,
ExcluirMe mande um email que te passo.
Att
Olá...adorando suas informações.... gostaria de saber quanto tempo preciso estar em média na Italia para tirar minha cidadania. Adianto qu que quando chegar lá(segundo meus projetos), estarei com o processo já em andamento a 3 meses. Obrigado.
ResponderExcluirOlá, obrigada.
ExcluirMas não entendi como o seu processo já estaria em andamento há 3 meses sem vc estar aqui, já que é necessária a residência para que o processo seja iniciado.
Ciao
Olá Alice.
ResponderExcluirMinha família descobriu à pouco que temos direito a cidadania italiana, em razão de um bisavô meu.
Resumo: Bisavô italiano(já falecido) veio para o Brasil, meu avô (já falecido) teve 5 filhos aqui no Brasil, um deles é meu pai( vivo).
Entramos em contato com a comune, e a certidão de nascimento dele já está conosco, chegou em 3 semanas.
A documentação não será problema, porém o que está me preocupando um pouco é a estadia na Itália.
Eu dependerei que meu pai peça a cidadania para ele, e posteriormente para eu, mas ele teria no máximo 2 meses (por ano, as férias dele) para estar na Itália, diferente de meus tios que tem a possibilidade de trabalhar remoto, etc.
Então pergunto:
O tempo para que ocorra a visita na residência alugada, enfim inicie e finalize o processo de cidadania pode variar de acordo com a cidade (comune) escolhida?
Teria eu condições de eu mesmo solicitar a cidadania, mesmo meu pai estando em vida?
Desde já agradeço o tempo dispensado.
Ligiano Azzi.
Olá Ligiano,
ExcluirVc não precisa esperar seu pai fazer a dele, vc pode fazer diretamente, mas fazendo na Itália vai conseguir fazer somente a sua. EU fiz a minha e meu pai não.
Os prazos são muito variáveis, mas se fizer com consultor normalmente consegue ir embora depois da visita do vigile.
Abraços
Olá Alice,
ExcluirFazer com um consultor seria, contratar uma empresa de assessoria?
Você indicaria fazer o processo por conta?
Muito obrigado.
Olá Ligiano.
ExcluirSim seria isso. Se vc tiver tempo e falar italiano eu recomendo fazer por conta porque sai mais barato. Mas se dinheiro não for um problema e vc tiver pressa e não quiser aprender italiano, então recomendo um consultor.
Att
Alice tudo bem?
ResponderExcluirQuando você foi para fazer o reconhecimento já falava italiano? Foi difícil pra você?
Obrigado!
Olá,
ExcluirJá falava um pouco sim pois tinha estudado no Brasil antes de vir, mas não era fluente. Foi um pouco difícil no começo pra conseguir falar, mas entendia tudo muito bem.
Abraços
Olá Alice. Tudo bem? Vc tem conhecimento sobre o procedimento na comune de Biella? Solicitarei a minha por lá.. Ficarei na casa de um amigo.. vc sabe me dizer se eles tem que colocar na declaração de hospitalidade que estou lá por meus custos ou que eles são responsáveis pelos meus custos? No aguardo!
ResponderExcluirOlá Naiane.
ExcluirNão conheço esse comune. EU sei que eles têm que falar que são responsáveis pelos seu custos no caso de necessidade, mas que vc está lá a seu custo. Procure modelos na internet.
Abraços
Naiane, estou intencionada a ir para a Itália e assim como vc, fazer o processo lá. Tenho algumas opções de moradia pq tenho parentes italianos residindo lá. Uma das opções seria justamente Biela. Por isso, se puder me ajudar, gostaria de saber como foi seu processo por lá. Foi bem-sucedido? Teve dificuldades? Obrigada!!!!
ExcluirOlá Naiane, tudo bem? poderia me contar um pouquinho como foi sua experiencia com a comune de biella? Obrigada :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia Alice, tudo bem?
ResponderExcluirMeu namorado e eu estamos dando entrada na cidadania italiana. Estamos com todos os documentos já regularizados, porem, não conseguimos encontrar uma residencia. Vamos para Mantova, pois conseguimos uma pessoa que ira nos ajudar com o italiano. Mas esta praticamente impossível conseguir residencia. Algumas pessoas (2) entraram em contato conosco, mas pediram "nosso rim" pelo quarto e a carta que comprova a residencia. Por acaso vc conhece alguém de Mantova que alugue quartos? Não precisa necessariamente ser de casal, precisamos de um lugar para ficar que nos conceda a carta.
Obrigada!!
Vou deixar meu e-mail: mf.alcarde@hotmail.com
Olá,
Excluirinfelizmente não conheço ninguém em Mantova. É tão caro assim??
Oi, Alice! Te escrevi agora perguntando sobre Parma, mas gostaria também do contato em Lucca, pois estou morando na Toscana e assim minha amiga poderia ficar mais perto de mim.
ResponderExcluirSe além do contato pela locaçao souber de alguém que alugue o apto todo no esquema de poder avisar com um mes, me passe tambem.
Obrigada!!!
Olá Cristina, só vi agora seu comentário, desculpe.
ExcluirSobre o contato de Lucca , me escreva: alice.sabatino86@gmail.com
Alice
ResponderExcluirTudo bem?
Estou com tudo pronto, e passagem emitida, poderia me ajudar com um contato em Lucca ou Milao para poder alugar?
Meu e-mail: annac.simioni@gmai.com
Ola Alice estou tirando cidadania vc sabe alguma dica par conseguir a certidao de nascimento e casamento do meu Nono
ResponderExcluirOlá, as dicas coloquei neste post: http://www.querominhacidadania.org/2012/05/cidadania-italiana-por-onde-comecar.html
ExcluirJá tentou fazer uma pesquisa no google antes de perguntar?
ResponderExcluirOlá boa tarde!
ResponderExcluirEstamos indo para a Italia em Janeiro de 2017, para que possamos tirar cidadania. Mas em feltre esta muito dificil alugar um imovel.Gostaria de saber que tipo de imovel devo buscar , uma vez que vamos em 8 pessoas .
Meu esposo e meu filho iraão solicitar por uma familia, eu e meus irmãos por outra e uma prima outra familia diferente.
Preciso muito de ajuda , não sei nem como começar a procurar! Gostariamos de feltre mas se alguem puder nos ajudar com telefone de pessoas que fizeram locação por um periodo de no maximo 4 meses, estamos dispostos a mudar de Comune.
Obrigada!
Elizabethe
ola elizabethe...eu alugo minha casa aqui na italia...na cidade de pistoia...tenho 2 quartos com capacidade para 4 pessoas..e ja alugo pra brasileiro que vem tirar a cidadania...alem de morar perto e conhecer os lugares onde terao que ir, visto que tambem fiz o processo...se tiver interesse me escreva... victorpelles@gmail.com
Excluiruatzap: +39 3332046353
Victor, me passe seu e-mail, muitas pessoas me escrevem pedindo recomendação de gente que aluga casa.
ExcluirElizabethe, estou intencionada a ir para a Itália e assim como vc, fazer o processo lá. Tenho algumas opções de moradia pq tenho parentes italianos residindo lá. Uma das opções seria justamente Feltre. Por isso, se puder me ajudar, gostaria de saber como foi seu processo por lá. Foi bem-sucedido? Teve dificuldades? Obrigada!!!!
Excluirola a todos,
ResponderExcluirsou brasileiro e em 2009 comecei meu processo de cidadania na italia....visto a dificuldade em alugar a breve periodo um quarto ou casa aqui na italia e nao poder pegar a residencia...desde algum tempo estou colocando um quarto da minha casa aqui na cidade de Pistoia, em Toscana, para aluguel e proporcionando a possibilidade de pegar residencia na mesma...tambem posso fazer acompanhamentos para quem nao fala italiano e fazer o serviço de interprete...
interessados favor escrever ao victorpelles@gmail.com
Desconsidere o que escrevi antes, já anotei seu e-mail.
ExcluirObrigada
Oi Alice, tudo bem? Como você conseguiu através de um contrato de pequena duração conseguir a Cessione di Fabbricato? Li em outro material que contratos de curta duração (menos de 18 meses) não servem para fins de residência no Comune. No caso contratos de "uso transitório". Pode me explicar um pouco sobre isto? Estou tendo os mesmos problemas para conseguir aluguel daqui do Brasil. As agências não respondem e não me sinto segura de arriscar meu italiano. Qualquer ajuda será bem vinda. Grazie!
ResponderExcluirOlá Morena,
ExcluirConsegui através do site easystanza uma pessoa que alugava um quarto e dava a residência, fizemos contrato de 4 meses. Não importa a duração do contrato, mas o proprietário tem que concordar. Já fiz 2 residências com contrato de 1 ano pra mim. Um amigo fez um contrato de 1 ano, mas já tinha combinado com o proprietário que duraria somente 4 meses. De qualquer forma contate o Victor Pelles que deixou um comentário aqui no post: victorpelles@gmail.com
ele aluga a casa dele.
Ciao
Alice!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seus esclarecimentos.
Alice!
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seus esclarecimentos.
:)
ExcluirOi Alice,
ResponderExcluirVocê ainda tem um contato em Luca que aluga imóvel. Estou pretendendo ir em janeiro de 2017 para fazer o processe de cidadania. Você tem alguma informação sobre o andamento do processo no Comune de Luca?
Olá, tenho sim: maurolanducci@virgilio.it
ExcluirO processo está indo bem, mas não sei quanto tempo leva
Olá Alice!
ResponderExcluirIrei para Trieste em Novembro para reconhecer a cidadania. Você conhece alguém que alugue quarto?
Estou procurando no EasyStanza, aguardando as respostas.
Quais são os documentos necessários que devo solicitar para o proprietário?
Olá Bruna,
Excluirtarde de mais... desculpe esse comentário Anônimo e mal educado, não fui eu, só li seu comentário agora. De qualquer forma não conheço ninguém em Trieste.
Boa sorte
Oi Alice tudo bem? Você pode me passar seu e-mail? Posso te enviar algumas dúvidas? Obrigada Paula.
ResponderExcluirMe desculpe Paula, mas não fui eu que respondi ao seu comentário, agora que eu vi. Meu e-mail é: alice.sabatino86@gmail.com
ExcluirAbraços,
Alice
Ola alice, estou na Itália fazendo a cidadania com uma amiga que me hospedou, fiz a carta fe ospitalità e fui atrás da cessione di fabbricato, mas eles me falam sempre que só devo fazer se alugo um imóvel e insistem nisso
ResponderExcluirUm amigo meu fez sem a cessione e vou fazer do mesmo modo
Agora a minha dúvida é, eu deixei a dichiarazione di ospitalità e falta dar entrada na residência
Não sabem como fazer aqui em Aosta, ninguém, gostaria de saber onde devo dar a entrada na residência e como fazê lo, se é na anagrafe do comune ou outro lugar
Obrigado
Olá Raoni, desculpe a demora, conseguiu resolver? Desculpe o troll que comentou na sua resposta. A residência vc dá entrada no Anagrafe do Comune, vai sem cessione mesmo. Provavelmente vc já fez... desculpe novamanete.
ExcluirOlá Alice! Minha dúvida é a seguinte: Meu pai conseguiu a cidadania dele em 2011, mas infelizmente eu já tinha 18 anos e não consegui a minha automaticamente. No próximo ano estamos indo para a Itália (eu,meu pai e minha mãe-que também vai pedir a cidadania dela por matrimônio), pensamos em ir para Mantova. Vamos alugar um apartamento e queria saber se o contrato do aluguel deve vir em meu nome ou pode ser no nome do meu pai? Isso traria problemas na hora de pedir a residência? Ou meu pai poder dar-nos a carta de ospitalità? E teria problema alugarmos um apartamento de apenas um quarto para nós três?
ResponderExcluirObrigada! :)
Olá.
ExcluirNão importa o nome da pessoa que está no contrato e ele não precisa dar a carta de ospitalià, na hora de registrar o pedido de residência é só colocar que vcs três são residentes no ap. Não penso tenha algum problema alugar um apartamento com 1 quarto só.
Boa sorte!!
Boa noite Alice,
ResponderExcluirVocê tem algum contato em Pavia para alugar apartamento para família?
Pretendo ir em Janeiro com meu marido e 2 filhos.
Obrigada!
Meu email é vanessamissio@hotmail.com
Olá Michelle.
ExcluirNão tenho nenhum contato em Pavia.
Boa sorte
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha familia (3 pessoas) chegou em Lonato ontem e precisa de ajuda com a residencia. Conhece alguém que possa ajudá-los? Meu email é nadira@oi.net.br
ResponderExcluirOlá Nadir,
ExcluirNão conheço Lonato. Boa sorte
Olá Alice. Estou terminando de organizar minha documentação para ir pra Italia solicitar minha cidadania. A dificuldade é aluga um ap. Vc disse que tem contato em Lucca. Vc poderia me passar seu contato, por favor. Meu email é Franciely.santos@trt18.jus.br.
ResponderExcluirOla boa tarde estou indo pra italia em Rapallo, gostaria que vocês se possivel me dar uma ajuda preciso alugar um quarto para um mes para fazer a dupla cidadania. Por favor se alguem puder me ajudar como conseguir alugar um quarto em Rapallo eu agradeço, muito obrigada.
ResponderExcluirOla a todos, e um especial olà a voce Alice,
ResponderExcluirQueria autalizar o post colocado meses atraz em que oferecia um quarto para residencia italiana aqui na Toscana/Italia.
desde la as coisas evoluiram e passei a alugar casas inteiras para interessados em fazer tanto sozinho quanto com acompanhamento.
Sao disponiveis casas com capacidades entre 2 e 6 pessoas, que sao entregues por 3 meses com tudo incluido e preparado para a resoluçao do processo. As casa podem ser compartilhadas entre familiares que vem juntos e tambem posso organizar para dividir as despesas da casa com outros interessados que possam vir no mesmo periodo dando acessibilidade de preços a todos...
este é meu site ainda em construçao pois estou com falta de tempo, por estar buscando mais casas, entao espero terminar-lo no proximo mes, talvez rsrs... https://lacasacidadania.wixsite.com/casa
entrarem em contato no victorpelles@gmail.com ou zap: +39 3332046353
Quero deixar aqui meu agradecimento em particular a Alice por ter indicado alguns interessados a mim sem me conhecer...esperando de poder retribuir o favor quando oportuno....um Grazie Mille gigane a voce querida!
Ola, alguem precisando de imovel para alugar na cidade de Torino para processo de cidadania è so chamar. +39 3343124552.
ResponderExcluirTemos otimas referencias e vivemos na cidade a mais de 25 anos.
Um grande abraco e boa sorte.
Bom dia,
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer se a comuna de Altino na província de chieti? E no caso se minha mãe não tirar a dela posso dar entrada na minha e na do meu filho ao mesmo tempo?