sexta-feira, 11 de maio de 2012

E que venha o Vigile!

Olá pessoal, vou ter que atrasar o post sobre Roma só mais um dia porque ontem (10/05/2012) aconteceram duas coisas muito legais! Vou começar pela mais legal: O VIGILE VEIO!!!!!uhuuuu!!
Era mais ou menos 16:30 e nós estávamos voltando do mercado, quando eu avistei um carro da Polizia Municipale, gritei "A polícia amor!!" e saí correndo...hahahahaha. O nome dele era Giordano, conferiu nossos passaportes e foi direto ver o quarto, para confirmar que era habitável...rsrs. No final das contas eu até tive a cara de pau de pedir pra tirar uma foto nossa com ele...hahahaha.

Ele disse que como teve eleição pode levar uns 10 dias para nosso nome ser incluído no sistema de residentes do Comune, mas que podemos perguntar semana que vem. O pessoal do Comune disse que o certificado chega pelo correio, mas o Vigile disse que não, que nós que temos que pedir no Comune. 

A outra coisa legal foi que mais cedo fomos ao Comune para a funcionária conferir nossos documentos para a prática da cidadania. Lembram quando falei no outro post que o pessoal do Ufficio Angrafe queria que nós levássemos os documentos lá antes de fazer a residência? Então, nós agendamos com a funcionária para dia 10/05 e realmente foi uma boa ter levado para ela conferir. Ela olhou tudo, preencheu uma ficha com os dados de cada certidão (fez nossa árvore genealógica), tirou cópia dos nossos passaportes e falou que estava tudo certo, que era só esperar confirmar a residência para entregar a richiesta, mas que os documentos estavam corretos!!!!Uhuuu! Que eles estavam corretos a gente já sabia, mas é bom ouvir isso da funcionária responsável pelo processo. 

No final das contas ela ainda elogiou nosso italiano, disse que o pessoal vai lá sem falar nada e que é bem difícil assim. Disse até que ela sabia um pouco do espanhol, porque depois que começou a crise na Argentina choveu argentino aqui pra fazer a cidadania...hahaha, mas que brasileiro vem bem pouco.

Bom pessoal, é isso, agora já compartilhei a novidade e a nossa felicidade com vocês. Mais uma vez, pra quem vem sozinho: ESTUDE ITALIANO antes de vir!!!! Nós pagamos um professor particular no Brasil que conseguimos via Patronato, o preço foi muito bom, mas só estudamos por uns 3 meses, deu pra aprender bem com ele, depois fomos estudar por conta no Livemocha, que tem cursos pagos e grátis!

Eu prometo que o próximo post será sobre Roma, com algumas dicas de trem!

Baci!!!

5 comentários:

  1. Muito legal, parabéns, Alice!! Legal a tua dica do Livemocha, eu aprendi meu italiano na marra, sozinho, falo fluentemente, mas gostaria de praticar mais. Assinei na Net os canais estrangeiros, e junto veio a RAI, que recomendo todos que querem fazer a cidadania indo morar lá uns tempos, que assista ao máximo e tente entender e repetir as falas. Pra mim funciona. Baci!! Perugine!! (um bom bom delicioso)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Renato! Realmente o Livemocha é muito bom!!Ajuda bastante, tem várias situações. Televisão ainda acho um pouco difícil, falam rápido demais!! E os programas aqui são estranhos!!haha. Mas para treinar antes de vir é sempre bom ir acostumando o ouvido, por mais que você saiba falar, no Brasil não escutamos italiano nunca, precisa treinar.

    Baci!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, fiquei muito contente com a notícia do vigili, muito bom.
    Estou acompanhando passo a passo,vamos ver até o final e vamos aprendendo tudo.
    A funcionária do Comune pediu a certidão de óbito do dante causa e dos demais na linha de sucessão? Me parece q não, mas.......

    Nilson Bulgarelli

    ResponderExcluir
  4. Então Nilson, juntamos todos os documentos, inclusive as certidões de óbito. Na hora ela não viu e perguntou onde estava o óbito do dante causa do meu marido. Ela olhou todos os óbitos e anotou na árvore genealógica. Recomendo que traga os óbitos sim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se o vigile pode passar no periodo de natal e ano novo?

    ResponderExcluir