quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mudança na solicitação de residência

Olá pessoal, escrevo este post para informar a você que a partir de ontem (09/05/2012) entrou em vigor uma nova lei para solicitação de residência aqui na Itália, a Circular n. 9 do Ministero dell'Interno: "Disposizioni urgenti in materia di semplificazione e di sviluppo - Cambio di residenza in tempo reale" (Disposiçoes urgentes em materia de simplificaçao e desenvolvimento - Mudança de residencia em tempo real). 

Ainda não sabemos se nós, que solicitamos nossa residência dia 02/05 seremos beneficiados desta nova circular, mas acho importante compartilhar com vocês que pensam em vir realizar o processo de cidadania aquina Itália.

A circular é composta por 7 artigos, mas vou resumir as alterações para vocês. Foi criado um formulário para declaração de residência, este formulário deverá ser preenchido e levado, junto com os mesmos documentos já citados no post de inscrição anagráfica, ao Ufficio Anagrafico do Comune.

A diferença no processo é que após a entrega deste formulário e dos documentos, o funcionário terá 2 dias úteis para incluir o nome do solicitante no registro anagráfico do Comune, ou seja, o solicitante já será residente e já poderá protocolar os documentos para a prática da cidadania, acelerando o pedido da NON RINUNCIA aos Consulados.

O Vigile ainda deverá passar para confirmar sua residência e o prazo cai para 45 dias (antes era 90 dias) e se por algum motivo ele rejeitar sua residência, a polícia será informada e você terá 10 dias para recorrer da decisão. O processo de cidadania só será concluído após a confirmação da residência pelo Vigile.

Resumão

Como era até 08/05/2012:

1 - Apresentação dos documentos no guiche do comune;
2 - Aguardar a visita do Vigile para confirmar a residência;
3 - Após a visita, o funcionário insere o nome do solicitande no sistema de registro anagráfico do Comune;
4 - Com o certificado de residência, protocolar os documentos e a Richiesta para a cidadania.

Como será a partir de 09/05/2012:

1 - Apresentação do formulário, junto com os mesmos documentos de antes no guiche do Comune;
2 - Depois de 2 dias o nome do solicitante já será incluso no sistema de registro anagráfico do Comune - pela lei, com o certificado de residência, será possível protocolar os documentos e a Richiesta com o oficial di Stato Civile, acelerando o pedido da NON RINUNCIA;
3 - Em atè 45 dias o Vigile vai passar para confirmar a residência, só depois o seu processo de cidadania poderá ser concluído.

Agora nos resta saber quanto tempo vai demorar para os Comuni se adaptarem a esta alteração na lei. Esperamos que rápido, pois isso deverá facilitar muito a vida de quem ainda está por vir. 
Quanto a nós, por enquanto ainda esperamos o Vigile... Ai seu eu soubesse...rsrs.

Bacci!!

Ciao!

15 comentários:

  1. quanto tempo demorou para chegar a confirmação da tua residencia ? e foi por correio e precisou esperar ou nao ? obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! Feliz Ano Novo pra vocês e parabéns pelo blog, que já me ajudou bastante. Pretendo fazer a cidadania italiana em Bologna, onde tenho amigos italianos. Por acaso você conhece alguém que já fez lá ou tem alguma informação mais concreta sobre este Comune? É que eu li que não seria uma boa escolha, que eles dificultam o processo, etc. No entanto esta é realmente minha primeira opção e estou com vontade de arriscar. O que você acha? Obrigado, Diogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diogo! Será que seus amigos em Bologna alugam ou podem me ajudar com Declaração de residencia?Meu facebook Luciane Freitas. Abraços

      Excluir
  3. Olá Diogo, como vai? Que bom que está gostando do Blog. Eu não conheço ninguém que fez lá, porém quando eu estava pesquisando lugares para fazer o meu processo também li que Bolonha não era mais uma boa escolha, estão descartei na hora. Pode parecer mais fácil no começo porque você tem amigos lá, mas você acha que realmente vale a pena arriscar o processo da sua cidadania? Gastar o dinheiro suado que você guardou justamente pra isso e correr o risco de chegar lá e ficar preso em um Comune que fica te enrolando meses? Eu não acho que valha a pena... Escolha um Comune menor, na região central, resolva o processo e depois mude para Bolonha (isso se você pretende morar aqui). Mas recomendo a você a entrar em contato com o Comune de interesse antes e pedir informações sobre o processo.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela resposta, Alice. A ideia de entrar em contato com o Comune foi realmente excelente, já estou providenciando isso. Aproveito pra perguntar sobre outra coisa: qual a sua impressão sobre a Itália agora, nesse contexto de crise econômica, etc? Li em alguns lugares que está bastante difícil arranjar emprego. Você continua trabalhando em um restaurante em Lucca? Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Diogo, que bom que ajudei. Olha, essa é uma pergunta difícil de responder. A cidade que eu moro é pequena, tem 85 mil hab só e é uma cidade que o turismo é muito forte, então emprego nessa área não falta durante a alta estação, porém muita gente faz contrato só pra alta estação e depois durante o inverno fica sem emprego, isso é complicado. Eu continuo no mesmo restaurante sim, mas agora no inverno o trabalho cai bastante, porque vai pouca gente. Se no verão era possível tirar 1500 euros, agora no inverno fica em torno de 600 e olhe lá...

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá você possui algum email de contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice
      Tenho uma dúvida o vigele passou em minha residência quarta feira passada posso entregar minha documentação na comune ou deve aguardar o certificado de residência para dar sequência. Acredito que meu nome deva constar residente no sistema deles.

      Muito bom seu blog !!

      Obrigado

      vitor

      Excluir
    2. Olá Vitor, antes de levar a documentação confirme com o Ufficio Anagrafe se eles já finalizaram a sua pratica de residência. Depois que o vigile passa ele precisa levar de volta a documentação pro Comune e depois o ufficio anagrafe tem que conferir e confirmar.

      Abraços

      Excluir
    3. Ok, obrigado Alice,

      Amanhã irei confirmar com o ufficio anagrafe
      se todo o processo burocrático foi finalizado.

      Fiquei com uma dúvida ainda caso o ufficio anagrafe venha confirmar todo o processo acima não a necessidade da apresentação da carta de residência para Ufficio stato civile.

      Abraços

      Vitor

      Excluir
    4. Olá Vitor, eu acredito que não exista necessidade dessa carta de residência, poi o comune tem um sistema informatizado e o ufficio stato civile tem acesso às informações de quem é residente ou não. Mas isso vai depender do comune, da boa vontade do oficial etc.

      Abraços

      Excluir
  7. Olá Alice

    Falei com senhor do ufficio pediu que volta se na próxima semana já para prática da domanda aí e só aguardar a no renuncia

    Abraços

    Vitor

    ResponderExcluir