sábado, 5 de maio de 2012

Napoli uma cidade de ladeiras, castelos e pizza!

Napoli é um Comune do sul da Itália, região da Campania, é a cidade principal da província de mesmo nome, com cerca de 1 milhão de habitantes, famosa em muitos países pela máfia local, a Camorra. Uma cidade com cenários maravilhosos, porém, na nossa opinião uma cidade suja, os habitantes não pegam as cacas dos seus cachorros e muitos jogam o lixo ao lado das lixeiras. Mas deixando de lado essa parte negativa, vamos falar um pouco das belezas deste lugar em 2 posts diferentes.

É localizada no Golfo de Napoli, no mar Tirreno e onde se localiza o vulcão Vesúvio, famoso por ter apagado do mapa a cidade de Pompéia nos idos 79d.c. É uma cidade de ladeiras, castelos e pizza, muita pizza.

Em toda esquina se vê barraquinhas que vendem pedaços de pizza por 2 euros. Se você for em uma pizzaria pagará entre 4 e 5 euros para comer, sempre uma pizza individual, mas não será uma pizza brotinho comum, será AQUELA pizza. Fomos na pizzaria mais tradicional de Napoli, a "Pizzeria da Michele", tradição familiar que se iniciou em 1870, é localizada no centro da cidade, próximo a estação central.  Essa pizzaria ficou famosa no mundo recentemente devido ao livro e filme "Comer, Rezar, Amar", inclusive a cena do filme em que a Júlia Roberts vai na pizzaria realmente foi gravada lá.

Chegamos na pizzaria e tinha uma aglomeração de pessoas na porta, descobrimos então que deveríamos pegar um número para entrar na fila, nosso número era o 36 e estava no 94, ou seja a contagem iria se reiniciar após o 100. Esperamos incríveis 2 horas para comer e a fila só aumentava, quando saímos tinha um brasileiro esperando com o número 97. Mas valeu a pena, e como valeu, pena não termos voltado lá, fica para a próxima ida a Napoli, sem falta.

Muitas pessoas quando vêm pra Itália ficam desapontadas com a pizza, dizem que no Brasil é melhor. Na minha opinião ao comparar com Napoli, penso apenas que é diferente, a pizza de Napoli não enjôa, tem menos recheio e a massa é fininha e, apesar do tamanho, seria fácil comer todo dia...rsrsrs. Mas se compararmos com as pizzas do resto da Itália, até agora, pela experiência que tivemos, realmente a do Brasil é beeem melhor.

MARGHERITA CON DOPPIA MOZZARELA - HMMMM!
Nessas duas semanas em Napoli pudemos conhecer algumas coisas, isso nos dias em que não choveu o dia todo. Abaixo algumas fotos de lugares que visitamos.

 PIAZZA PEBLISCITO 

Os monumentos da Piazza Pebliscito estão pixados, uma pena, mas é uma construção maravilhosa! 

PALAZZO REALE


CASTEL NUOVO


CASTEL DELL'UOVO

Este castelo tinha uma função mais estratégica na defesa da cidade. Pudemos ver também uma exposição contando a história de uma mulher chamada Giulietta que no início do século 20 adotou centenas de crianças carentes e os colocou para morar em um navio, lá ela deu estudo, roupas, comida e ensinou uma profissão. Essa exposição continha fotos e cartas enviadas a ela pelos rapazes depois de adultos, uma exposição maravilhosa e comovente, uma lição de vida.

GALERIA UMBERTO I

Abaixo algumas fotos da cidade e da vista:



 OS MOTORINOS, MEIO DE TRANSPORTE MAIS COMUM NAS ESTREITAS RUAS DA CIDADE

A FAMOSA VISTA DO VESÚVIO

Como podem ver é uma cidade cheia de encantos e que merece ser visitada, como diz um provérbio italiano que conheci a partir do Napolitano Gregorio Paonessa: "Vedi Napoli, e poi muori".

PS: Todas as fotos foram colaboração de Marcelo De Zen!

Baci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário