sábado, 12 de maio de 2012

Um pouco de Roma

Roma é a capital da Itália. Há mais de 2000 anos, Roma foi o centro do mundo civilizado e governava grande parte da Europa e do Oriente Médio. Hoje, é o centro de cultura, história e arquitetura. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.c. por Romulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade.

Roma pode ser descrita como um enorme "museu a céu aberto", e para os arquitetos um prato cheio de história e arte. Com certeza também vai encantar a nós, leigos da arquitetura. É também onde encontra-se a Cidade do Vaticano, a casa do Papa.

Como tínhamos 1 dia apenas, fomos visitar o principal. Chegamos em Roma às 8h30 da manhã, estação lotada, guardamos nossa bagagem e fomos atrás das informações turísticas e de um mapa. Preço para guardar bagagem: €5,00 por bagagem nas primeiras 5 horas, após custa €0,70 por bagagem/hora. Pelo menos o mapa e a informação foram grátis.

Saímos caminhando em direção a igreja de Santa Maria Maggiore, construída entre 432 e 440 d.c. durante o pontificado do Papa Sisto III. É um lugar maravilhoso, todos que entram ficam literalmente de boca aberta.

CHIESA DI SANTA MARIA MAGGIORE
 DENTRO DA CHIESA DI SANTA MARIA MAGGIORE

Depois seguimos em direção ao famoso Coliseu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Originalmente era capaz de abrigar 50.000 pessoas e possuia 48 metros de altura, era utilizado para vários espetáculos de pão e circo! Leões famintos, gladiadores, tudo aquilo que os Romanos A-D-O-R-A-V-A-M!

A construção é vizinha ao Fórum Romano e ao Palatino, uma das 7 colinas de Roma, tem 70 metros de altura e é onde foram construídos templos e o palácio de César. Hoje é um grande museu ao ar livre, onde se podem ver escavações e partes das construções ali existentes, inclusive é possível visitar a casa de César em alguns dias. Devido a essa proximidade entre as construções, você paga €12,00 por um bilhete que te permite visitar os três.

Tudo muito lotado de turistas, ônibus de turismo chegam um atrás do outro.

Acabamos esta parte da viagem às 14h e resolvemos dar um pulo até o famoso Vaticano. Em frente ao Coliseu tem um metrô, tínhamos a opção de comprar bilhetes individuais que custam €1,00 cada um ou o bilhete único, que custa €4,00 e você pode usar o dia todo e entrar em quantos meios de transporte quiser no dia. Compramos bilhetes individuais. Pegamos o metrô na linha B, fizemos baldeação na estação Termini e seguimos com a linha A até a estação Ottaviano, a mais próxima do Vaticano. Caminhamos um pouco e chegamos na Piazza San Pietro, onde está localizada a Basilica di San Pietro e o Obelisco do Vaticano.

BASÍLICA DI SAN PIETRO
Queríamos entrar e conhecer a Basílica, mas não deu, uma fila gisgantesca, sol forte e falta de tempo, infelizmente.

DÁ UMA OLHADA NESSA FILA!E ELA AINDA ERA MAIOR DO QUE ISSO!!

Saímos com destino ao Museu do Vaticano e capela Sistina, mas demos com a cara na porta, pois só podia entrar até às 16h e eram 16h15. Uma pena, quem sabe em uma próxima vez. Então seguimos nosso rumo de volta para a estação de trem.

Quanto a alimentação em Roma, principalmente próximo aos pontos turísticos, uma dica: LEVEM UM LANCHE! Muito caro!

Ainda temos muito o que ver em Roma, a cidade encanta e merece uma segunda visita!

PS: a dica de trem fica pro próximo post, este ficaria muito grande.