domingo, 17 de junho de 2012

De bicicleta para Montecarlo

Escrevo este post para compartilhar com vocês leitores a nossa aventura em duas rodas aqui na Itália. De tanto vermos as pessoas se locomovendo aqui em Lucca de bicicleta, sem medo de serem atropeladas e de quebra fazendo uma atividade boa pra saúde, ficamos doidos para comprar a nossa. Mas como fazer pra comprar uma bicicleta e não ter que vender depois? Bicicleta dobrável, ou como dizem aqui, Bici Pieghevole. É o máximo, aqui custa metade do preço do que uma igual no Brasil, é super prática e pesa só 12Kg! Com ela poderíamos ir para onde quiséssemos, inclusive despachar no avião.



Foi então que decidimos que Lucca não era o bastante e resolvemos seguir a Strada del Vino e dell'Olio, que inclui algumas cidades produtoras de vinho e azeite de oliva aqui da província de Lucca. A mais famosa é Montecarlo e fica a uns 17Km daqui de Lucca. Roteiro fechado e lá fomos nós. Passamos por dentro de Capannori e Porcari e, antes de chegar em Altopascio, tinha a saída para Montecarlo. Faltando 3Km para o nosso destino, eis que o caminho final é uma mega subida! Nós, que somos tão atléticos e praticantes regulares de atividade física, com 1 semana que havíamos comprado a bicicleta não conseguimos fazer o final inteiro pedalando, inclusive paramos em frente a uma vinícola para fazer um lanchinho e terminamos o trajeto empurrando a bicicleta morro a cima. Mas valeu a pena, a cidade foi fundada em 1333 e é bem pequena, tem pouco mais de 4000 habitantes, uma gracinha, rodeada por fazendas produtoras de vinho e azeite. A vista é maravilhosa, cheia de vinhedos e campos de oliveiras. As fazendas, ou como são chamadas aqui, Fattoria, além de produzir, muitas funcionam como hotéis e cantinas, inclusive é possível agendar degustação de vinhos e conhecer as plantações.


A contrução antiga mais importante é a Fortezza del Cerruglio, que teve um papel estratégico muito importante no século XIV durante a guerra entre Lucca, Pisa e Firenze. Desde 1775 a Fortezza é propriedade privada e há 100 anos está na mesma família. E devido aos imensos esforços de restauro e manutenção, é aberta a visitação durante a primavera e o verão. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da Fortezza entrem neste site, escolham o idioma para acessar ao texto.
A primeira foto é uma vista aérea da Fortezza, para dar uma noção do tamanho e depois algumas fotos da visita.





CHIESA SANT'ANDREA VISTA DA FORTEZZA

A próxima viagem de bicicleta está sendo programada, já tivemos a oportunidade de conhecer a estrada e pretendemos ir para Viarregio, uma cidade de praia. 

Baci a tutti e até o próximo post!

3 comentários:

  1. Parabéns, Alice!
    Eu morava em Pescia, bem pertinho de Montecarlo.
    E, para incomodar mais um pouquinho, a cidade pela qual você passou chema-se Capannori.
    Abraços,
    Alessandro

    ResponderExcluir
  2. Sim, Pescia é pertinho, se não me engano é possível ver Pescia de cima da Fortezza, pelo menos é o que estava escrito no guia que a dona deu...rsrsrs. Un piccolo errore, ho corretto. Grazie!

    Ciao!

    ResponderExcluir
  3. Tá certíssima, Alice!!
    Ciao,
    Alessandro

    ResponderExcluir