quinta-feira, 7 de junho de 2012

Entrega dos documentos e Permesso di Soggiorno

Olá pessoal. Desculpem, andei um pouco sumida do assunto cidadania pois estava esperando juntar a entrega dos docs e o permesso di soggiorno.

Terça-feira passada (29/05/2012) fomos até o Comune e a nossa residência já havia sido confirmada. Conforme orientado nos sites que falam sobre cidadania nós pedimos o certificado de residência, pelo qual pagamos 15,40 euros, para poder entregar os docs. Compramos duas marcas da bollo (corresponde a um selo) de 14,62 euros cada, uma para cada processo e fomos até o Ufficio Protocolo do Comune, que aqui não é no mesmo endereço. Entregamos a Richiesta preenchida e a mulher nem olhou nosso certificado de residência, porque obviamente ela tem acesso no sistema, ou seja, não creio que seja necessário mais esse gasto.

Na hora a funcionária nos disse que, se precisássemos, a partir do dia seguinte poderíamos buscar informações direto no Comune. Mas na verdade descobrimos que nossos documentos só foram enviados ao Comune na sexta-feira cedo.

Terça-feira liguei novamente e estava tudo certo. Novamente seguindo orientações colhidas em sites de cidadania, solicitei uma declaração de que havíamos entregado os documentos para que pudéssemos fazer o permesso di soggiorno, a funcionária estranhou, disse que somente o protocolo deveria ser suficiente, mas me forneceu uma cópia assianda da lista de documentos entregues. Outra coisa, solicitei à funcionária que me envie uma cópia do recibo de solicitação da non rinuncia, para que a gente possa ficar em cima do Consulado de São Paulo, como sabemos eles são bem enrolados. Saindo do Comune, passei na Posta (correios) e finalmente peguei o famoso Kit Giallo para o permesso di soggiorno. Para retirar não paga nada, mas depois...

Agora uma explicação sobre este permesso. Todas as pessoas que vão ficar na Itália por mais de 90 dias devem fazer o permesso di soggiorno, no nosso caso o nome completo do documento é Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza. Os documentos necessários são: Protocolo/declaração de entrega dos documentos, fotocopia de todas as folhas do passaporte e o kit giallo com os módulos preenchidos. Mas muita calma nessa hora, não vão preencher tudo o que encontrarem pela frente.

O kit giallo possui vários documentos para preenchimento e explicativos, mas para o nosso caso utilizamos apenas o módulo 1, que deve ser preenchido em caneta preta. Neste link uma explicação ilustrada e bastante detalhada no blog Minha Saga  de como preencher o pedido de permesso di soggiorno.

Modulo 1 preenchido conforme as orientações, agora você tem que comprar outra marca da bollo de 14,62 euros e colar no local indicado da primeira página do Modulo 1. Não pode lacrar o envelope, pois o funcionário da Posta vai conferir os dados.

E quanto custa pra fazer tudo isso? Deveremos pagar 30,00 do envelope, mais 16,00 do bollo (valor atualizado), mais 107,50 de taxa (valor atualizado em 2012) e mais 1,30 (valor atualizado) que é o valor da operação no correio =  € 154, 80

Neste post acabei adiantando algumas informações para atualizá-los da situação, pois ainda não levamos o permesso di soggiorno no correio, vamos esperar mais umas duas semanas, temos tempo ainda.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos. E no meio desse tempo vou contar pra vocês a nossa aventura de bicicleta: de Lucca a Montecarlo.

Baci a tutti!!

PS: Os valores de bollo e da operaçã na posta foram atualizados por mim em 07/04/2014

15 comentários:

  1. Olá Alice,

    No final de tudo, vc enviou só o protocolo ou + a carta com os docs entregues?

    O permesso ele não é só para quem ficará acima de 03 meses na Itália como comentou vc? Vocês já tem 03 meses que estão aí?

    Abraço
    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício, eu enviei o protocolo e uma cópia da richiesta só. Sim, nós estamos aqui há quase 5 meses, chegamos dia 12 de abril, mas só iniciamos o processo dia 02 de maio. Pegamos férias do Comune em agosto ainda por cima.

    Abraços,

    Alice

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou a 50 dias na Itália para processo de reconhecimento de cidadania. Qual é o dia limite para fazer o permesso di soggiorno? Pois deu um probleminha e só consegui dar entrada no comune nessa semana, então creio que vai passar os 90 dias desde que cheguei aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano, você tem 90 dias pra ficar na Itália sem o permesso di soggiorno, o seu dia limite seria o 90º dia, sendo esse o último dia que você pode ir na Questura levar os documentos e não o último dia pra enviar o kit pelo correio.

      Abraços

      Excluir
  4. Olá alice,
    Você entrou em contato com o consulado para sua non rinuncia? Quanto tempo demorou? estou há quase 30dias esperando ...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      depois de 1 mês eu mandei um e-mail sim, daí me informaram que a NR tinha sido já enviada depois de 20 dias do pedido. O problema é que a funcionária do Comune estava de férias.....

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Alice!

      Vou mandar um e-mail agora para eles. Desculpe o excesso de perguntas, mas você mandou para o e-mail geral do consulado ou tem algum setor especifico (no site do consulado não achei nada que pudesse me ajudar com isso...)
      Abraços e obrigado!

      Excluir
    3. Olá!!

      Eu mandei e-mail nesse endereço aqui: nonrinuncia.sanpaolo@esteri.it

      Mas não sei se o seu consulado é o mesmo. Eu mandei o e-mail em italiano e a resposta foi muito gentil, procure mandar em italiano também.

      Boa sorte

      Excluir
  5. Olá, Alice, como tem passado?
    Antes de tudo, quero também cumprimenta-la pelo ótimo blog.
    Devo acompanhar minha esposa no processo de cidadania na Itália.
    Somente ela tem direito à cidadania.
    Caso o processo demore mais de 90 dias, também poderei solicitar o"permesso"?
    Grato e um abraço.
    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson, obrigada.

      Infelizmente não, se passar dos 90 dias vc não pode fazer o permesso di soggiorno e então tem que voltar pro Brasil.

      Abraços

      Excluir
  6. Alice, primeiro, parabéns pelo blog e muito obrigada! ler seu texto já esclareceu várias dúvidas! Você me ajudaria com mais algumas?:)

    Eu queria saber se é possível sair e entrar de novo na Itália com esse permesso? e qual é o tempo máximo que se pode ficar fora do território italiano? eu poderia estudar na Espanha durante esse tempo?
    desculpa por tantas perguntas e obrigada!

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, que eu saiba vc não pode sair da Itália com esse permesso, porque é um permesso especial pra cidadania italiana e teoricamente vc tem que ficar na Itália durante todo o processo, principalmente se estiver fazendo sozinha. Mas lógico que conheço pessoas que voltaram pro Brasil e depois voltaram pra pegar as coisas,

      Abraço

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Estou tentando fazer a cidadania italiana mas estou com um dúvida.
    A minha cidadania e um caso judicial pois é por linha materna, eu tenho direito ao permesso di soggiorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não conheço o processo judicial, mas acredito que sim, melhor confirmar com seu advogado.

      At..
      Alice

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Estou tentando fazer a cidadania italiana mas estou com um dúvida.
    A minha cidadania e um caso judicial pois é por linha materna, eu tenho direito ao permesso di soggiorno?

    ResponderExcluir