quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fazendo a Tessera Sanitária

Olá pessoal, hoje escrevo para contar que segunda-feira fomos fazer a nossa inscrição no sistema de saúde italiano que, como no Brasil é gratuito, mas funciona de maneira diferente. Pra quem vem fazer o processo aqui, somente a partir do momento que é feito o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza é que se pode fazer a inscrição no sistema de saúde. 

Para fazer a inscrição o interessado que ainda não é cidadão italiano, mas já fez o permesso di soggiorno deve se dirigir a ASL - Azienda Sanitaria Locale portando os seguintes documentos: certificado de residência, ricevuta do permesso di soggiorno, codice fiscale e um documento de identidade (no nosso caso o passaporte). Para descobrir o endereço e telefone da ASL da sua cidade entre nesse link, dependendo do tamanho da cidade é possível que exista mais de uma unidade, que vai atender uma determinada região da cidade, portanto entrem em contato antes de ir até a ASL para saber se tem uma unidade mais próxima.

Como nós ainda não somos cidadão italianos, a nossa inscrição tem validade de 6 meses, mas assim que a cidadania for reconhecida devemos ir até a ASL fazer a conversão da inscrição para validade de 5 anos. No momento da inscrição é necessário escolher o médico de base (médico de família), que é um médico generalista e será a sua referência no sistema de saúde. Será ele o responsável por solicitar exames básicos ou te encaminhar para um especialista. Ao final da inscrição a funcionária imprime os horários do médico e a Tessera Sanitaria provisória (a definitiva chega por correio em 15 dias). 

As consultas médicas com o médico de base são gratuitas, mas caso seja necessário realizar um exame ou fazer uma visita a um médico especialista é necessário pagar o Ticket Sanitario. Esse Ticket não tem valor fixo, cada região é responsável por determinar o valor. No site da região Toscana é informado que o valor máximo a ser pago é de 38 euros por receita, ou seja, por exame ou por consulta. O pagamento deve ser feito antes do exame ou da consulta e o recibo deve ser apresentado.

No site do Ministero della Salute tem mais uma informação importante, a partir de 2004 a Tessera Sanitaria tem validade em toda União Européia e é também conhecida por TEAM (Tessera Europea di Assicurazione Malattia).

Explicações gerais sobre saúde na Itália finalizadas, agora eu aproveito pra contar para vocês que finalmente ontem (10/07) o Comune enviou o pedido de Non Rinuncia para o Consulado Italiano de São Paulo. Agora é sentar e esperar!

Baci a tutti!!

3 comentários:

  1. Oie
    Estava lendo o blog e me interessei pelo assunto, estou na italia e gostaria de fazer a tessera sanitaria e estava procurando por mais informações porque uma pessoa que conheci disse que pra fazer a tessera tem que pagar uma valor em otrno de 300,00, é isso mesmo, tem algum custo?
    Obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, não tem custo nenhum fazer a tessera sanitária. Ocorreu exatamente como descrito no post, sem pagar nada.

    Abraços!

    ResponderExcluir