quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Firenze, a capital da arte.

Conhecida no Brasil por Florença, foi o berço do Renascimento italiano e é considerada uma das cidades mais belas do mundo. Cidade natal de Dante Alighieri, autor da obra "Divina Comédia" e responsável por influenciar o desenvolvimento da  língua italiana como a conhecemos. A cidade também é cenário de obras de vários artistas celebres do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, entre outros.

Como eu estava por  aqui sem muito o que fazer, resolvi passar um dia em Firenze, saí cedinho de Lucca e depois de 1h20 de trem eu já estava na estação S. Maria Novelle. A cidade tem muita coisa pra fazer, não seria possível ver tudo em um dia, então eu escolhi 5 lugares para conhecer nesse passeio e fazer o resto em uma próxima vez.

Comecei pela famosa catedral Santa Maria del Fiore, ou Duomo. É uma construção maravilhosa, feita de mármore branco, verde e rosa. Uma das obras de arte gótica e da primeira renascença italiana. Ao lado tem o Campanille e o Batistério. Eu visitei a catedral e subi os mais de 300 degraus do Campanille.

Duomo e Campanille

Vista do Campanille

Depois segui o passeio até o Palazzio Vecchio, que teve sua construção iniciada em 1299, mas o atual palazzio é fruto de construções e ampliações sucessivas que sofreu após o término do original em 1314. Hoje é a sede do Comune (Prefeitura) de Firenze e abriga também um museu.

Palazzio Vecchio

Segui para a Basílica di Santa Croce, famosa por abrigar a sepultura de personagens célebres, como Galileu Galilei, Michelangelo, Machiavel, Dante e outros.

Basílica di Santa Croce

Sepultura Galileu Galilei

Passei pela Ponte Vecchio, que é uma ponte em arco medieval sobre o rio Arno, famosa pelas joalherias distribuídas por toda a ponte e depois fui para a Galleria dell'Accademia, conhecer o famoso David, de Michelangelo. Foi fundada no século XVIII para que estudantes da Accademia di Belle Arti pudessem estudar obras-primas em primeira mão. Não era permitido fazer fotos, mas eu confesso que desobedeci e tirei 3 fotos do David.


Fui também conhecer a Officina Profumo Farmaceutico, criada por frades Dominicanos em 1221, mas aberta ao público só alguns séculos depois. Alguns produtos vendidos hoje ainda seguem as fórmulas desenvolvidas no século XIII. A loja também abriga um museu com o equipamentos utilizados pelos frades. Mas prepare o bolso se quiser comprar alguma coisa.

Para a próxima visita ficou a Galleria Degli Uffizi, que abriga a coleção de arte da família Medici, o Giardino e Villa Bardini e o Piazzale Michelangelo, famosa por favorecer a melhor vista da cidade e pelo seu pôr-do-sol. 

Bacci a tutti!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário