domingo, 5 de agosto de 2012

Visitando a Questura

Não pessoal, não fomos presos, fomos finalizar o processo do nosso permesso di soggiorno. Conforme a orientação comparecemos na Questura na hora marcada, mas quem disse que eles seguiam a ordem dos agendamentos? No Brasil, quando vamos na Polícia Federal com hora marcada as pessoas são atendidas por ordem de horário correto? Aqui na Itália não. Você deve comparecer às 10:30, mas na verdade tem uma fila e o atendimento é por ordem de chegada.

A funcionária pegou as fotos tipo Tessera (igual as fotos 3x4) que tiramos em uma máquina self-service (tudo aqui na Itália é vendido em máquina self-service, é o máximo), conferiu nosso passaporte e deu uma olhada bem rápida nos outros documentos. Nos disse ainda que faltava uma cópia do nosso contrato de locação e a nossa Tessera Sanitária, que ainda não chegou. Agora eu me pergunto, por que eles já não pedem esses documentos antes? 

Enfim, ela pegou nossas digitais e depois tivemos que fazer o fotossegnalamento, ou seja, fomos treinar o software de reconhecimento deles. Fomos em uma salinha onde tiraram outra foto nossa, mediram nossa altura, anotaram a cor dos nossos olhos e colheram todas as digitais novamente (??).

Resumo da ópera, ficamos 2h na Questura e temos 30 dias pra levar os documentos que faltam. Mas já está tudo concluído, agora resta saber quanto tempo levam pra emitir a carteirinha. Dizem por ai que tem levado 1 ano, quando a carteirinha chega ela nem vale mais. Por enquanto continuamos com a ricevuta que pegamos na Posta dentro do passaporte.

Enquanto isso, ainda esperamos nossa Non Rinuncia, dia 10/08 fará um mês que o pedido foi enviado. Mandei um e-mail pro Consulado de São Paulo pra saber quanto tempo leva em média, mas não me responderam. Suspeito que a oficial do Comune aqui de Lucca esteja de férias, pois também não respondeu meu e-mail.

Allora, aspettiamo!

In bocca al lupo!

3 comentários: