segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Busca imigrantes italianos

Olá pessoal, queria contar pra vocês que faço parte de um grupo de e-mail de descendentes de italianos muito ativos nas questões relacionadas a pesquisas genealógicas, divulgação da cultura e culinária italiana e também envolvidos na luta pelos direitos dos descendentes italianos ainda não reconhecidos. Os famosos "enfileirados", a espera da convocação pelo Consulado. E gostaria de aproveitar este espaço para divulgar o projeto de um desses colegas, o Elton Stolf.

O Elton criou um portal chamado Sobrenomes Italianos, com o objetivo de criar uma ferramenta de busca de sobrenomes de origem italiana e formar uma base de dados para facilitar a pesquisa por descendentes de imigrantes italianos interessados em descobrir as próprias raízes. Seja esse interesse movido pelo reconhecimento da cidadania italiana ou não. A novidade desta ferramenta de pesquisa é que a base de dados é alimentada pelos próprios descendentes, que podem inserir os dados da sua própria família e compartilhar a informação com todos os usuários do portal. O melhor de tudo é que o site é gratuito, tanto para pesquisar quanto para inserir os dados.

Uma das vantagens é que as pessoas podem entrar em contato com quem cadastrou as informações através do próprio site, ou seja, os seus dados e dos seus antepassados são protegidos e o seu e-mail não aparece para ninguém.

Para inserir os dados no site é muito simples, basta fazer um cadastro através do botão "Fazer login/cadastro" e sempre que quiser alterar ou acrescentar alguma coisa é só clicar em "Editar cadastro". Para pesquisar não é necessário fazer login.

No momento o site está com 1510 cadastros e eu convido você, leitor deste blog, descendente de italiano com cidadania reconhecida ou não a visitar o site e cadastrar os dados da sua família. Quem está no processo de cidadania sabe muito bem como é difícil descobrir as informações sobre o antepassado que imigrou para o Brasil. 

Quem sabe incluindo os seus dados você não estará ajudando um primo de quarto grau que você nem conhece?

Abraços a todos e boa pesquisa!

4 comentários:

  1. Boa noite,
    Recentemente tive curiosidade de buscar as origens de meus antepassados e consegui documentos de minha bisavó como sendo Maria Ricarda, italiana que veio para o Brasil ainda criança nos idos de 1900, filha de Carmo Spina e Ignez Ricarda. Teriam vindo pelo estado do Espirito Santo onde Carmo Spina teria falecido e após vieram para o Estado de Minas Gerais.
    Não consegui mais informações pelo que gostaria de receber informações da família, como região de origem, parentes e outros.
    Acredito que muitas informações se perderam e os de mais idade podem lembrar desse meu parente. Gostaria muito de reviver minha árvore genealógica e conhecer verdadeiros parentes.
    Wstenner@ig.com.br
    Wanderson Stenner Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson,

      Entra nesse site que coloquei no post pra ver se vc tem sorte. Mas eu não saberia como te ajudar de outra forma, pois não faço busca genealógica.

      Att,

      Alice

      Excluir
  2. Boa noite gostaria muito de saber ser meu trisavô era italiano original estevão biancardi paulino biancardi ..so sei que eles erão de iconha. Es por favor me ajude biancardiadriane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Paulino biancardi era filho de estevão biancardi

    ResponderExcluir