sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Enfim cidadãos italianos!

Olá pessoal, temos uma ótima notícia hoje, finalmente nossa cidadania italiana está pronta. Recebi o e-mail de confirmação na quarta-feira à noite e hoje fomos ao Comune às 10:30 para retirar os documentos e fazer a Carta d'Identità.

A funcionária nos entregou o Estratto dell'Atto di Nascita, o Certificato di Nascita e um outro documento que comunicava a resolução do processo, este último documento também foi enviado para a Questura, Ministero dell'Interno e Consulado Italiano de São Paulo. Depois disso fomos fazer a Carta d'Identità, tiramos foto tipo tessera na máquina self-service que tem no Comune (custa 5 euros)e pagamos mais 5,42 cada um pela Carta d'Identità. Tudo muito rápido e com direito a foto :)!




Já agendamos o nosso passaporte no site da questura para segunda-feira às 9h, precisaremos levar 2 fotos tipo tessera, uma marca da bolo no valor de €40,29, a ricevuta do boletino no valor de €42,50 e o módulo preenchido online. Todas as informações você encontra no site da Polizia di Stato e para fazer a solicitação online o endereço é este (Passporte Eletrônico).

Muito obrigada por todos que nos apoiaram e estavam torcendo por este momento junto com a gente, mesmo achando maluquice. Não se preocupem que o blog continua, no próximo post vou contar pra vocês como eu consegui arrumar um emprego mesmo com o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza.

Abraços!

In bocca lupo!

49 comentários:

  1. Oi Alice,

    Acompanho o blog quase que semanalmente!! Até que não demorou muito para sair a cidadania de vocês!
    Vocês fizeram ela em Lucca(città) ?

    A Região da Toscana, me parece ser muito ágil quando o assunto é reconhecimento de cidadanias!! Gostaria de saber como é a agilidade na Lombardia, já que é a futura região em que estarei fazendo o meu...

    Não sei se vcs são casados, mas se sim, o oficial também transcreveu o Estratto di Matrimonio para vocês?

    Um forte abraço e sucesso

    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demorou não, o problema foi que pegamos as férias da funcionária. Nós fizemos no Comune di Lucca sim. A funcionária aqui é muito prestativa e simpática. Nós decidimos pela Toscana depois de pegar informações no blog minhasaga.org, que sempre falava bem daqui.

      Eu não estou muito por dentro dos processos de cidadania em outras regiões porque não trabalho com isso, então infelizmente não tenho como te ajudar. Mas eu sei que é uma região que vai bastante gente, só te digo uma coisa, não faça em Milão!!! É um Comune lotado de processos e demora bastante!! O resto eu não sei muito bem, dizem que rola um pouco de preconceito nos comuni do norte, mas isso eu não tenho como te dar certeza.

      Nós não somos casados, mas se fosse o caso eles iriam transcrever sim, que eu saiba a certidão de matrimônio deve ser anexada ao processo.

      Abraços,

      Alice

      Excluir
    2. Oi Alice!

      Tudo bem? Pedi o Estratto di nascita do meu Nono que nasceu em Lucca, em 1927. Pedi na semana enter o natal e ano novo mas nao obtive resposta. Sera que aguardo ou tento de outros modos?

      Abraco

      Excluir
  2. Aline, qual a diferença entre o Estratto dell'Atto di Nascita e o Certificato di Nascita ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sabe que eu não sei. O que eu sei é que o Estratto dell'Atto di Nascita é o equivalente a nossa certidão de nascimento.

      Abraços,

      Alice

      Excluir
  3. Olá Alice! Parei agora para ler seu blog e anotar VÁRIAS dicas e roteiros que você nos forneceu. Me chamo Artur Bianchini, sou de SC, já estou com a documentação pronta para ir à Itália, só tenho uma variação de Bianchin para Bianchini do meu antenato. Desculpa se lhe incomodo, porém você saberia me dizer o e-mail direto da responsável do STATO CIVILE aí em Luca, afim que eu veja se ela aceita esta variação?
    Aproveito para parabenizá-los e agradecer por todas as informações! Felicidades e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Artur, que bom que você está gostando do blog!! Espero que esteja sendo útil!
      Te passo o e-mail sim: uff.statocivile@comune.lucca.it

      Boa sorte no seu processo!!

      Abraços,

      Alice

      Excluir
  4. Oie Alice, tudo bem? Aqui está.
    Estava lendo seu blog e adorei e quero tirar uma dúvida, mês passado saiu minha cidadania e ja tirei a carta d'identità e agora vou tirar meu passaporte, estava lendo no site da questura de cagliari, sardegna sobre o procedimento e fiquei na dúvida com os valores e aí vi no seu blog que você também menciona dois valores. Então devo pagar 82,79 euros no total? A marca da bolo no valor de 40,29 euros levo na questura no dia que agendei mas antes pago 42,50??
    Você poderia me explicar melhor?
    Bjos e adorei o blog.
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo bem? Parabéns pela cidadania. Isso, a marca da bolo de 40,29 você leva na Questura e os 42,50 você paga na posta. No dia da questura tem que levar o recibo da posta.

      Abraços,

      Alice

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Ah, uma outra coisinha, depois de feito todo esse processo na questura, o passaporte sai na hora ou é como no Brasil que você tem que ir buscar depois? Tenho só meu passaporte brasileiro com o visto expirado (entrei como turista e ja expirou o prazo de 90 dias em dezembro), mesmo estando sem o passaporte italiano ainda, posso viajar dentro da italia só com minha carta d'identità? Porque pretendo ir a Milão e não sei se terá problemas ja que ainda não possuo o passaporte italiano.
    Mais uma vez muito obrigada.
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, não entendi essa pergunta, você agora é cidadã italiana!! O seu passaporte brasileiro não vale mais nada aqui, a carta d'identità é o seu documento de identificação italiano, você não só pode viajar dentro da itália como pode viajar pela união europeia com sua carta d'identità. O meu passaporte ficou pronto em menos de 15 dias.

      Abraços

      Excluir
    2. Bom, acho que fiz a pergunta sem pensar direito antes rsrs, é que em dezembro eu viajei pra Treviso, meu visto ja estava vencido mas eu estava com o recibo do permesso di soggiorno, minha cidadania não tinha saído ainda,e no aeroporto a moça ficou olhando bem pro meu passaporte, falou dos visto vencido e tal aí eu expliquei que estava esperando meu permesso di soggiorno e mostrei o recibo do correio. Mas isso foi quando eu nem tinha a minha carta d'identità.
      Então quero dizer que posso viajar apenas com ela e não preciso tirar meu passaporte já?
      Obrigada novamente
      Fernanda

      Excluir
    3. Olá Fernanda, é verdade, com a carta d'identità pode viajar pela união europeia, acho que inclusive para a Inglaterra.

      Abraços

      Excluir
  6. Mesmo meu bisavó sendo de piedimonte etneo e meu tio tendo tirado a dele por lá, posso tirar por Lucca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderlei, tendo todos os documentos não tem problema nenhum. Meu tataravô era de Abbruzzo.

      Abraços

      Excluir
  7. oi aline meu nome é tatiana e o bisavo do meu marido era italiano. queremos pedir a cidadania ai na italia mas de acordo com nossos planos so daki uns 2 ou 3 anos. somos casados e temos 3 filhos de menor. minha pergunta ja que vc ja passou pelo processo é: nao falamos italiano ainda assim conseguiremos fazer o processo ai? e outra na planilha de gastos vc coloca o valor do consultor quem é essa pessoa como conseguiremos um lá na italia? ou ja temos que encontrar um ainda aqui no brasil? obrigada tatiana email;tatibrasil2003@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer o processo aqui sozinhos é imprescindível falar italiano. O consultor é um profissional que auxilia no processo aqui na Itália, te fornece a residência e vai com vc no Comune, na Questura etc, neste caso não precisa saber italiano, o consultor falará com os oficiais. Precisa vir pra Itália com um consultor já contratado no Brasil, existem tantos, deve fazer uma busca e procurar saber se ele é idôneo.

      Abraços

      Excluir
    2. pode me dar o contato do consultor que usou? entao no caso se contratar esse consultor a lingua nao sera um problema? pretendemos is a maser-treviso onde nasceu o bisavo do meu marido, save algo sobre esta comuni?

      Excluir
    3. Olá, eu não usei consultor, eu e meu marido fizemos sozinhos. Não seria um problema a lingua se vc pagar um consultor, mas como vc tem 2 a 3 anos ainda eu te encorajaria a aprender a lingua italiana, já que ser cidadã de um país não quer dizer somente ter um passaporte. Não conheço nada sobre o processo nos diferentes comuni, o que dizem é que no norte é mais complicado.

      Abraços

      Excluir
    4. Alice,
      Sem falar nada de Italiano você acha complicado?
      Pretendo ir em Março de 2015 mas o meu italiano é bemmmm básico. Iria aproveitar a oportunidade lá para aprender também;
      Obrigada.
      Abs.

      Excluir
  8. Alice,
    me desculpa se você colocou essa informação em algum lugar e eu ainda não consegui ver, mas por favor, qual seria o mês de férias da funcionária do Comunne de Lucca ?
    Estou pensando em ir para lá, recebi o contato de um Sr. aluga casa por lá e tenho uma colega brasileira que está fazendo o processo por lá agora e está dando tudo certo...
    Qual seria o nome dessa funcionária ?
    Infelizmente eu não falo Italiano mas tenho muita vontade de aprender. Será que terei problemas para fazer sozinha ?
    Recebi a indicação de uma escola ( URP) na cidade para aprender Italiano, mandei um e-mail para eles mas eles ainda não me responderam. Você saberia mais informações sobre cursos de italiano para estrangeiros naquela região
    Obrigada pela sua ajuda desde já.
    Grande Abraço.
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, o mês de férias dela é agosto normalmente porque é o mês que tudo para na Itália. O nome dela é Rossana, é ela que cuida do processo de cidadania.
      Me marido fez um curso de italiano em Lucca, pagou muito pouco, não lembro quanto. Dá uma olhada nesse site: http://lnx.ctplucca.it/corso-scuola-media

      Abraços

      Excluir
    2. Alice,
      obrigada pela sua ajuda.
      Acredito que estou orçando com o mesmo senhor que você ficou em Lucca.
      Seria muito indiscreta da minha minha parte se eu te perguntasse quanto pagou?
      Gostaria de um balizador para poder avaliar.
      Obrigada novamente.
      Abs.

      Excluir
    3. Olá Amanda. Nós fizemos em 2012 e ele nunca tinha alugado pra fazer cidadania, na verdade nós pagamos 500 de aluguel + contas de consumo separadas + pelo serviço de levar na agenzia dell'entrate e pra fazer a residência (não lembro quanto). Mas com certeza o preço é diferente porque vc vai sozinha, as contas já estarão inclusas no alguel e com certeza ele já definiu o valor pela ajuda que dá no início.... acho melhor vc comparar com a sua amiga....

      Abs

      Excluir
  9. Ah...
    tenho mais dúvida..
    Fiquei sabendo que os documentos validados pelo consulado no Brasil tem validade somente de 6 meses. É isso mesmo ?
    Pergunto, por que , tenho interesse em fazer o processo somente em Março ou abril de 2015.
    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, a lei italiana diz que os documentos que não tem validade especificada valem automaticamente por 6 meses, mas isso na verdade vai depender do comune, o melhor é vc entrar em contato e perguntar... pede pra sua amiga perguntar lá.

      Abraços

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, que tipo de dificuladade?
    No site do comune de Lucca eu peguei esse e-mail: scasali@comune.lucca.it
    Com relação ao comune de Firenze eu achei só posta certificada e telefone. Mada um e-mail pedindo uma informação geral nesse e-mail aqui: comunefirenze@comune.fi.it daí eles te indicam como fazer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Alice, tudo bem??? Preciso tirar uma dúvida contigo sobre a passagem por Lucca. Pode ser por e-mail? Sou jornalista aqui no Brasil e estou indo com a minha mãe para Lucca em outubro e daremos entrada na cidadania. Aguardo resposta. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idai que é jornalista? O que isso influência na mensagem? Cada uma que aparece...

      Excluir
  13. Oi Alice, tudo jóia?
    Eu e minha madrinha vamos juntas para a Italia dar entrada em nossa cidadania. Nossa linha de ascendência será a mesma, com a diferença de que ela é uma geração a menos que eu, ou seja, até minha avó (mãe dela), nós vamos utilizar as mesmas certidões. A duvida é, cada uma precisa levar as suas certidões traduzidas e legalizadas ou podemos utilizar uma só no caso das que temos em comum?
    Abraço,
    Graciele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciele,

      Vcs precisam perguntar diretamente no Comune onde farão o processo de cidadania, pois varia muito de Comune pra Comune.

      Abraços.

      Excluir
  14. Olá Alice, pesquisando sobre o prazo da Non Rinuncia , voce sabe me dizer qual o prazo para receber isso, porque fiz minha cidadania e estou aguardando já um tempao e o comune nao me responde...
    Obrigada
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,

      A non rinuncia depende do consulado, a minha levou 20 dias, mas não sei qual é o prazo. Melhor vc contatar o consulado ou ir diretamente ao COmune perguntar se eles têm alguma notícia.

      Att,

      Alice

      Excluir
    2. Olá Alice, muito obrigada vou ver diretamente lá.
      Grata

      Excluir
  15. Olá tudo bem? Talvez vocês possam tirar uma dúvida minha. O meu processo chegou ao fim, a non rinuncia veio, Sindaco assinou e a oficial já transcreveu os meus dados no sistema. Contudo, não consigo fazer a carta do identità. Eles dizem que o sistema ainda não atualizou, que devo esperar entre 7 a 15 dias por uma mensagem no celular dizendo que já está tudo OK. Achei muito estranho pois nunca tinha ouvido falar disso. Alguém sabe se é assim mesmo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem? Talvez vocês possam tirar uma dúvida minha. O meu processo chegou ao fim, a non rinuncia veio, Sindaco assinou e a oficial já transcreveu os meus dados no sistema. Contudo, não consigo fazer a carta do identità. Eles dizem que o sistema ainda não atualizou, que devo esperar entre 7 a 15 dias por uma mensagem no celular dizendo que já está tudo OK. Achei muito estranho pois nunca tinha ouvido falar disso. Alguém sabe se é assim mesmo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Nunca ouvi falar disso não. Vc não consegue falar com a oficial responsável pela sua prática? Aqui em parma e em Lucca foi tudo na hora!! Mas cada comune é diferente. Se eu fosse vc tentaria falar com a pessoa que cuidou da minha prática.

      Boa sorte

      Excluir
  17. Olá Alice, tudo bem por ai? Dúvida cruel aqui: Em setembro vou ao RJ para pegar meu reconhecimento de cidadania italiana. Uma vez que eu sou reconhecido, meu nome vai para a Comuna X do meu antenato, certo? A partir de então, posso ir a tal comuna e solicitar a Carta d'identitá? Mesmo morando no Brasil e sem passaporte italiano? Meu processo foi todo feito no Brasil e agora gostaria de saber se posso ir a Comuna do meu antenato e retirar minha CI sem ter que mudar o AIRE. Ficaria muito agradecido se puder responder, estou louco com isso já. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor, que eu saiba é necessário ser residente no Comune pra poder solicitar a carta d'identità, se eu fosse vc eu faria somente o passaporte, mas tem que ser no Brasil, pq tbm precisa ser residente pra fazer o passaporte.

      Ciao

      Excluir
  18. Olá Alice. Eu tirei o passaporte italiano e vou para a Itália em março. Estou interessado em tirar a carteira de identidade na minha comune, em Sapri. Para tirá-la, o processo é demorado? Você acha que vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uismar, que eu saiba pra fazer a CI é preciso ser residente no Comune, se vc é residente no Brasil e está registrado no AIRE eu acho que não dá pra fazer a CI.

      Att,

      Alice

      Excluir
  19. Boa noite, Alice você sabe se em um mês, em fevereiro, basta para conseguir a cidadania? Já estou com toda a documentação pronta traduzida e apostilada, porém tenho somente um mês de férias... e em fevereiro em LUCCA funciona tudo certo? sem férias do pessoal? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evanir, não é recomendado contar que em 1 mês vc vai conseguir alguma coisa. Por lei o comune tem 45 dias para confirmar a tuaresidência e podem fazer quantas visitas quiserem na tua casa neste periodo. Em Lucca particularmente, o comune tem levado os 45 dias para concluir, nem mandam o vigile às vezes, é ainda necessario fazer um agendamento com a funcionária responsável para ela controlar os documentos. Penso que 30 dias é pouco em qualquer comune para fazer sozinha, talvez vc erncontre algum consultor que esteja em algum comune em que as coisas são mais rápidas.

      Att,

      Alice

      Excluir
  20. Por favor, preciso do e-mail do comune de milao para solicitar o estrato dell'atto di nascita richiesta do meu antenado.Grazie mille
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entre no site do Comune e procure pelo contato do ufficio stato civile ou ufficio anagrafe

      Excluir