segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Trabalho durante o processo

Olá pessoal, como disse a vocês no último post, vou contar como consegui trabalhar legalmente durante o processo. Pra quem não lembra, neste post eu contei pra vocês que uma pessoa com permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza não pode trabalhar aqui na Itália. Ficamos todos muito desanimados com esta notícia, porém mesmo assim eu resolvi tentar buscar alguma coisa, mesmo que fosse in nero, pra pelo menos conseguir ajudar um pouco com uns eurinhos. 

Como Lucca é uma cidade turística e tem muitos restaurantes, eu resolvi tentar a sorte. Preparei 10 currículos, entreguei 6 e no mesmo dia um já me chamou pra fazer teste à noite. No currículo tinha todas as informações, inclusive o tipo de permesso di soggiorno que eu possuía e que estava aqui fazendo a cidadania italiana. Passei no teste e dois dias depois eu estava trabalhando. Em nenhum momento me perguntaram se com este permesso di soggiorno era permitido trabalhar, então eu não falei nada. Comecei a trabalhar no dia 20 de julho e até hoje estou trabalhando no restaurante.

As exigências eram, falar inglês e italiano pelo menos, então se seu italiano ainda não está muito bom, precisa praticar. Quem fala alemão ou francês tem um diferencial, a itália tá cheia de turistas alemães e franceses. O trabalho é pesado, almoço e janta, todos os dias, tem dia que trabalhamos 12h, com uma ou duas folgas por semana. O pagamento é semanal e as gorjetas diárias, essa brincadeira tá dando pra pagar as contas e sobra.

Acho que não custa nada tentar, eu procurei, achei e tinha contrato, ou seja, não trabalhei in nero. 

Boa sorte pra quem está vindo e não desanimem, trabalho sempre tem pra quem quer trabalhar.

Baci a tutti!

2 comentários:

  1. Olá Alice,

    Acho tbm estranho o fato do permesso in attesa di cittadinanza não permitir que se trabalhe, mas na prática tudo é ao contrário....ehehhe

    Ah, principio, como funciona as agência de emprego aí na Itália, são tipo as do Brasil? Esses curriculos que você distribuiu foram nestas agencias ou direto nos estabelecimentos comerciais?

    Esse restaurante que vc trabalha deve ser 6 estrelas e em Dubai, pois até inglês o empregado deve ter...hehehe ... quem sabe não teria uma vaga para quem sabe Português e Italiano???? ..uhauhauh.. brincadeira

    É isso aí, In Bocca al Lupo...
    Abraços e sucesso!

    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranho mesmo né. Então, não levei em agência de emprego não, pois eles sabem que o permesso in attesa não pode trabalhar, inclusive foi uma agência que me informou isso, eu mandei um e-mail perguntando e eles disseram, inclusive foram eles que me disseram onde eu achava essa informação. Eu fui de restaurante em restaurante entregando currículo.

      Aqui vem muito turista e a maioria, se não sabe italiano, sabe inglês, mas se você souber francês ou alemão também tem grandes chances de conseguir um emprego rápido.

      Abraços,

      Alice

      Excluir