segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Férias e algumas considerações

Olá pessoal, escrevo hoje pra contar que terça-feira vamos pro Brasil e voltamos só dia 05 de dezembro pra Itália. Por isso talvez eu fique um tempo maior sem escrever no blog, mas não pensem que eu abandonei não.

Compartilho com vocês a nossa decisão final de ficar na Itália. Para nós a qualidade de vida aqui não se compara ao Brasil. Caminhar à noite na rua sem se preocupar em ser assaltado; precisar somente de uma bicicleta para se locomover sem se preocupar em ser atropelado, são coisas muito importantes para nós; Piano piano estamos nos acostumando com a tranquilidade do italianos, que não têm a pressa que nós Brasileiros temos e nem sabemos o porque de tanta pressa.

Fiz a declaração de valor dos meus documentos escolares e muito provavelmente em janeiro começo um Master em Pisa (eles só precisam me aceitar :) ). Inicio o processo de reconhecimento da minha profissão aqui na Itália e bola pra frente.

É difícil mudar de país, começar do zero, mas temos um sonho e colocamos nossos esforços para realizá-lo.  Enquanto os brasileiros tiverem que viver com medo em uma sociedade violenta, preferimos mil vezes ficar por aqui.

Podem continuar me mandando e-mails, que na medida do possível responderei a todos.

Abraços!

In bocca lupo!


6 comentários:

  1. Oi Alice! Sou leitora do seu blog e fiquei contente com a decisão. Dá um incentivo maior a todos que pensam em ir, mas que às vezes não tem coragem. Prova que mesmo com a crise, viver aí pode ser possível. A gente tem que estar onde se sente bem e feliz. Isso mesmo. Já morei aí 4 meses e quero voltar!!! Isso aí, apoio total!! Abraços e agradeço as informações que nos ajudam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, muito obrigada, confesso que foi difícil decidir o que fazer, mas depois que decidimos nos sentimos muito mais leves, pois é um lugar que nos sentimos muito bem mesmo!!!

      Abraços.

      Excluir
  2. Alice, fantástico! Meus parabéns! Vai com tudo!
    Meu sonho é estudar em Pisa! Estou fazendo o máximo para isso acontecer em breve! Estou analisando as possibilidades e seu blog tem muito me auxiliado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Artur, nós também estamos muito felizes!!! Espero que dê muito certo. Boa sorte pra você na sua luta para estudar em Pisa!!

      Espero continuar ajudando.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Alice,
    Acompanho seu blog desde o início, e me recorde que você mencionou que iria a Londres depois da cidadania... isso saiu dos planos???

    Aproveito para lhe pedir, algumas dicas na hora de conseguir um emprego aí... tipo como se faz um curriculum bom, o que se pede durante as entrevistas, etc....

    Estou indo para a Itália, daqui a 3 dias!!!!

    Abraço
    Mauricio D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, tudo bem? Você tem razão, inicialmente o plano era ir pra Londres, mas resolvemos continuar os estudos na Itália mesmo, gostamos tanto de Lucca que acabamos optando por ficar por lá.

      Com relação ao emprego, eu procurei um modelo de currículo europeu na internet: http://europass.cedefop.europa.eu/en/documents/curriculum-vitae/templates-instructions

      Você escolhe a língua e tem as instruções em pdf.

      Eu não participei de nenhuma entrevista formal, como trabalho em um restaurante eles só perguntaram sobre minha experiência, se eu falava inglês, se morava perto e marcaram o teste.

      Boa viagem e boa sorte!!

      Abraços,

      Alice

      Excluir