quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lucca e sua Mura: Parte I

Olá pessoal, acabei de me dar conta que não fiz nenhum post sobre essa bela cidade que é Lucca. Uma falta de consideração com a cidade que escolhi para chamar de lar. Então, para fazer jus a este belo lugar, dedicarei dois posts inteiros a Lucca.

Lucca é um Comune da região da Toscana, capoluogo da província de mesmo nome e possui em torno de 85 mil habitantes. Apesar de pequena, aparece com 3 estrelas no guia Michelin, que chique hein. Neste post falarei um pouco sobre a história da mura que circunda a cidade e as suas portas, que são 6. No segundo post mostrarei alguns pontos turísticos e falarei de Giácomo Puccini, o orgulho de Lucca.

A cidade foi colonizada pelos Romanos no século II a.c. e conservou a sua configuração original  de campo militar romano, com duas vias principais perpendiculares. Já na Idade Média, sem destruir a configuração original, foram nascendo as pequenas vias e praças de forma irregular, responsáveis pela grande quantidade de turistas perdidos. 

Lucca sempre foi uma cidade livre e rica, com um breve período de monarquia (1805-1813), após a conquista da Itália por Napoleão Bonaparte, que nomeou sua irmã, Elisa Bonaparte a princesa de Lucca. Esta soube governar com grande inteligência e favoreceu o desenvolvimento da cidade e da arte. 

A Lucca atual foi formada a partir de 3 muros diferentes, o Romano, o Medieval e o Renascentista, finalizado já no século XVII. Do Romano, restam poucas ruínas, o muro Medieval ainda está de pé e muitas casas foram construídas aproveitando as suas estruturas. Mas o principal e mais belo muro é o da época Renascentista, circundado por belas coníferas, espaçoso, ideal para a prática de atividade física ou apenas para apreciar a beleza da cidade. O muro é formado por 11 Baluartes, que faziam parte da estratégia militar da cidade, se os inimigos tentassem escalar, seriam pegos de surpresa pelas costas.

 Em cima da mura
 Foto tirada de um dos baluartes
 Vista de cima da mura, a esquerda, um dos baluartes
 Vista da mura de noite

Na alta estação é possível passear dentro de uma parte do muro e conhecer um pouco da história da cidade. Inicialmente eram 3 portas, S. Donato, S. Pietro e S. Maria, construídas no século XVI. Com a chegada de Elisa Bonaparte no poder, foi aberta mais uma porta em 1809, a porta Elisa. Já no século XX as duas últimas portas foram abertas, a S. Iacopo e S. Anna.

Porta S. Pietro

Por ser uma cidade plana, Lucca favorece muito o uso da bicicleta, existem várias lojas de aluguel de bicicleta. Para se ter uma idéia, o aluguel de uma bicicleta comum custa 3 euros/hora.

Espero que estejam gostando de Lucca, até o próximo post.

Baci a tutti e Buon Natale!!!

3 comentários: