quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mais um Check-list

Olá pessoal, acho que a essa altura vocês já devem ter percebido que eu sou a "maluca dos check-lists". Eu faço esses check-lists por dois motivos: 
- O primeiro e mais importante é evitar erros. Todas essas preparações são burocráticas e caras e só de pensar perder todo este tempo e dinheiro me dá calafrios; 
- O segundo motivo é ocupar o meu tempo e a minha cabeça. Toda esse processo de juntar documentos, fazer traduções e esperar as coisas ficarem prontas pra levar no Consulado me consomem de ansiedade.
Se vocês tinham dúvidas, depois dessa confissão agora vocês têm certeza que sou doida :)

Enfim, durante o processo de reconhecimento de títulos eu também fiz um check-list. Um leitor de um outro blog que eu acompanho viu um comentário que eu deixei falando desse check-list e me mandou um e-mail perguntando se eu poderia fornecer esta planilha pra ele. Eu não só enviei esse check-list pra ele por e-mail como também resolvi disponibilizar pra vocês mais esta ferramenta de organização.

Vocês podem encontrar o check-list nesta página do blog. Algumas orientações: o check-list é composto de 4 colunas, a primeira é a dos documentos; a segunda está escrita "Tenho" e serve para acompanhar quais os documentos a pessoa ainda deve conseguir e quais já tem; a terceira está escrito "ERESP", ou seja, se o documento em questão precisa ser validado pelo ERESP (quadrado branco), nesta coluna a pessoa vai controlar se este documento já foi validado; a quarta coluna é "Firma", ou seja, se o documento precisa ter reconhecimento de firma antes de ser enviado pro ERESP (quadrado branco), a pessoa pode controlar por esta coluna se já fez estre procedimento. As colunas não estão em ordem, pela regra os documentos devem ter a firma reconhecida antes de ir pro ERESP.

Para conferir os procedimentos necessários para legalizar cada tipo de documento no ERESP e verificar se nada mudou desde 2010 (quando eu fiz o reconhecimento dos meus títulos) é só acessar este link do Portal Consular.

Peço desculpas aos leitores de outras jurisdições consulares, porém não conheço os procedimentos fora do estado de São Paulo. Qualquer dúvida é só postar nos comentários!

Espero ter ajudado!

Baci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário