quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reconhecimento da minha profissão na Itália - Parte 1 Nutrizionista ou Dietista?

Olá pessoal, pra quem não lembra neste post comentei que além de estudar eu iria fazer o reconhecimento da minha profissão aqui na Itália e prometi contar pra vocês como se faz. Lembrando que o reconhecimento é para uma profissão da área da saúde diferente de medico chirurgo, medico specialista, medico veterinario, farmacista, odontoiatra. Mas antes alguns esclarecimentos e lamentações...

Pra quem não sabe no Brasil eu sou Nutricionista, mas aqui na Itália a coisa muda bastante. Na Itália o Nutrizionista é na verdade um Biólogo que fez uma laurea magistrale (3+2), cursando os dois últimos anos em Scienze della alimentazione (podem cursar: Médico, Biólogo, Dietista) ou Scienze della Nutrizione Umana (podem cursar: Dietista, Médico, Farmacêutico, Biólogo, Biotecnólogo e Agronomo).  O nutrizionista não é reconhecido como profissão sanitária pelo Ministério da Saúde e deve se inscrever no conselho de classe dos Biólogos. Porém, por mais estranho que seja, o biólogo nutricionista tem total autonomia na prescrição das dietas individuais e de acordo com patologias, dietas para populações específicas (merenda, refeitórios) e grupos de esportistas. A Itália é o único país da Europa que permite que a profissão de Nutrizionista seja realizada por um profissional diferente do Dietista.

Já o Dietista seria o nosso Nutricionista, porém incompleto. É uma profissão reconhecida pelo Ministério da Saúde e é necessário cursar a laurea trienale (3 anos) em Dietistica. As principais diferenças entre o Dietista e o Nutrizionista, segunda a Wikipedia são: 1. o dietista possui uma laurea na qual o exame final tem valor de habilitação  para o exercício da profissão (tipo uma OAB); 2. O dietista é habilitado por lei a formular, elaborar, atuar e controlar as dietas prescritas pelo médico; 3. o dietista, diferente do nutrizionista, é um profissional sanitário, que pode trabalhar no Sistema de Saúde Nacional.

Entendeu as diferenças??? Nem eu..... Nem eles.... Pois é, já perguntei pra não sei quantas pessoas e ninguém sabe exatamente a diferença. Como que um profissional que não é nem considerado da área da saúde pode prescrever dietas para patologias? Ninguém sabe e essa é uma grande briga aqui na Itália, principalmente porque as Dietistas não tem um conselho de classe (ou Albo em italiano). CFN e CRN aqui não existem! Pasmem!

Isso está me causando um problemão, eu realmente não sei o que sou aqui. No Brasil meu curso teve duração de 5 anos e a Nutricionista brasileira tem muito mais autonomia do que a Dietista italiana. Sendo um curso de 3 anos aqui, o Dietista só pode fazer o Master de I livello, se quiser fazer um doutorado, tem que fazer uma Specialistica de 2 anos em Scienze della Nutrizione Umana ou Scienze della Alimentazione, concluindo então uma laurea magistrale de 5 anos. Eu já fiz uma laurea de 5 anos no Brasil, mas aqui as Universidades divergem quanto ao valor da minha laurea. Por isso o Consulado vai revisar meu processo e especificar na minha Declaração de Valor que tipo de laurea eu tenho.

Pelo que eu percebi, meu curso foi bem mais completo, por isso temos mais autonomia no Brasil, mas legalmente, pro Ministério da Educação, muito provavelmente, minha laurea não será reconhecida como magistrale e pra continuar a estudar, terei que fazer uma Specialistica :(

Enquanto a revisão do Consulado continua, enviei os meus documentos pro Ministério da Saúde pra reconhecer a minha profissão como Dietista, uma profissão sanitária.

No próximo post conto um pouco sobre a documentação enviada. Se alguém souber com mais detalhes as diferenças entre Nutrizionista e Dietista e puder esclarecer nos comentários eu ficarei muito feliz, porque confesso que ainda estou confusa.

Baci!!

14 comentários:

  1. Olá Alice, meu nome é Bruna, estou morando em Catania na Sicília a 3 meses e vim para cá já com o certificado de valor do consulado em SP, também sou nutricionista e graças a Deus, encontrei o teu blog pois já estava pensando que nenhuma nutri brasileira tentou seguir a profissão aqui o que estava me assustando, minha dúvida é... porque você optou pelo título de dietista e não nutrizionista? Ou você está pegando o de dietista e tentando o de nutrizionista também? Se é que isso é possível, estou um pouco perdida ainda e não sei onde devo ir primeiro, estou tentando ir ao ministério da saúde aqui mas está sempre fechado :-( que Conselho vc me daria? Posso te add em algum lugar? Face por ex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, não optei pelo título de dietista, essa é a equivalência da nossa profissão aqui, nutrizionista é outra coisa. Siga as orientações do site do MS, nem adianta ir até lá, somente com hora marcada. No site deles explica o passo a passo certinho e os documentos que precisa produzir.
      Me mande e-mail se precisar: alice.sabatino86@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Alice, olha quanto tempo depois rs, finalmente recebi o ok, estou esperando agora para fazer a prova, voltei aqui para pegar o nome do livro que vc indicou ler.

      Excluir
    3. Olá Bruna, finalmente hein!!! O livro que eu estudei foio Manuale di Nutrizione Clinica e Scienze Dietetiche Applicate. Autori Paola Binetti, Marcello Marcelli, Rosanna Baisi. Boa sorte!!! Depois me conte o resultado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Alice comprei o livro em italiano, estou esperando chegar aqui em SP, pois me separei ano passado e voltei com meu filho :(. Comunque, pretendo ir fazer essa prova de habilitação quando for chamada. Queria muito te pedir uma informação, li que bolsas de estudo são dadas a quem tem no massimo 30 anos, alguns cursos 28 e eu tenho 30 :/ e queria muito tentar uma bolsa para fazer um Master, a fim de ter a laurea magistrale aí. Pode me dar um conselho ou indicar o caminho das pedras?
      Muito obrigada ;)

      Excluir
  2. Olá , sou nutricionista formada no Brasil ,tenho pós graduação em nutrição clínica e mestrado. Estou pensando em ir morar na Itália com meu esposo que é enfermeiro. Tenho experiência em trabalhar em hospital com paciente crítico , prescrevendo dieta enteral. Vc sabe como funciona na Itália essa questão hospitalar?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvania,

      Aqui os hospitais são todos públicos, hospitais privados vc encontra em Milão e Roma prevalentemente, então precisa fazer concurso. Quando vc entra com concurso vc vai pro departamento de Nutrição e Dietetica e o que vc vai fazer vai depender de como o departamento é estruturado, se é um departamento bastante participativo no hospital, que faz muitas consultas para outros departamentos. No Brasil temos maior autonomia do que na Itália.

      Boa sorte

      Excluir
  3. Olá Alice, sou Nutricionista e pretendo morar na Itália assim que terminar meu Mestrado aqui no Brasil. Entretanto, ao ler tais informações confesso que fiquei bastante preocupado e reflexivo sobre tal falta de autonomia... Já estou iniciando a tradução de alguns documentos, inclusive certidão de casamento, e neles a tradutora juramentada traduziu minha profissão de maneira literal, isto é Nutrizionista e não Dietista. Como faço? Peço que corrija ou mantenho assim? Pode haver algum problema na minha transcrição do diploma na itália? Desde já agradeço!

    Diego M. Calabrese

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Me chamo Carolina e sou nutricionista aqui em São Paulo, estou pensando em ir morar na Italia e estou começando a verificar tudo que é necessário para certificar a profissão por ai, estou perdida e preciso de ajuda para saber o que preciso fazer, teria como me auxiliar por favor?!?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, aqui no blog tem tudo bem explicado e con um cronograma do que fazer, dá uma olhada nestes links (PS. o check list foi feito antes do apostille, então não precisa mais legalizar no ERESP, os documentos devem ser todos apostilados como indicado no site do consulado no primeiro link):

      https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/it/i_servizi/per_i_cittadini/studi/dichiarazioni_di_valore

      http://www.querominhacidadania.org/2013/05/reconhecimento-da-minha-profissao-na_22.html

      http://www.querominhacidadania.org/p/ceck-list.html

      Excluir
  5. Olá, Alice! Uma colega indicou seu blog e eu estou amando as informações que estou encontrando por aqui, muito obrigada por esse espaço. Eu sou nutricionista e estou me organizando para morar na Itália com meu namorado e quero trabalhar como nutricionista. Mas para estar na Itália por mais de 3 meses vou precisar de um visto de estudo ou trabalho até resolvermos a questão do casamento. Diante do que li, vejo que para mim é melhor estudar para adquirir a laurea de biólogo nutricionista, assim consigo também o visto para estudo. Mas quando fui ao consulado pegar informações sobre o visto para trabalho, e questionei sobre o reconhecimento do meu diploma, o senhor que me atendeu falou que depende do que a empresa vai me pedir de documentos. Isso me gerou dúvidas se realmente devo fazer o reconhecimento ou não no caso do visto para trabalho. Gostaria da sua opinião! Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá...sabe se na Itália existe algo parecido com o nosso técnico em nutrição e dietética?

    ResponderExcluir