sexta-feira, 12 de julho de 2013

Educação Superior na Itália

Olá pessoal, escrevo este posto somente para esclarecer um pouco sobre a estrutura da educação superior aqui na Itália. Desculpem qualquer falta de acentos, mas estou utilizando um teclado italiano.

Depois do ensino médio, que eles chamam de escola secundária, você tem duas opções: fazer a laurea triennale (3 anos - di I livello) ou uma laurea a ciclo unico (5 a 6 anos - di II livello). A maioria das laureas são de 3 anos, as de ciclo unico são: Farmácia, Medicina e Cirurgia e Giurisprudenza (não sei se tem mais).

As laureas de ciclo unico são Magistrais (di II livello) e te dão a possibilidade de fazer um Doutorado depois. Pra quem faz uma laurea triennale, se quiser fazer o doutorado vai ter que estudar mais dois anos em uma laurea magistrale. Até ai tudo bem, o problema é que cursos universitários brasileiros com duração de cinco anos (como o meu) são reconhecidos como laurea di I livello. Aqui não tem mestrado igual ao do Brasil, então se uma pessoa quiser vir estudar aqui e tem interesse pela área de pesquisa, eu recomendo fazer o mestrado no Brasil antes, porque a laurea magistrale não é igual ao mestrado brasileiro. Por exemplo, se eu quiser fazer doutorado, vou ter que fazer mais dois anos de universidade, mesmo tendo estudado 5 anos no Brasil.

Abaixo um esquema que peguei no site da Universidade de Milão: 

Como da pra ver no esquema, o Master é um curso de especialização, como um MBA e não permite a passagem pro secondo livello, ao mesmo tempo que um master di II livello somente pode ser feito por quem tem laurea magistrale.

Espero ter sido clara!

Abraços!!



6 comentários:

  1. Meus documentos de estudo chegaram do Brasil. Gostei do texto, objetivo e explicativo. Valeu. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que chegaram, agora é so ir bater na porta da universidade!!! hahaha.
      Obrigada!! Bjs.

      Excluir
  2. Alice, sou graduado em direito e já tenho a OAB. Tem alguma referência na área do direito aí para me passar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robison, o problema do direito é que cada país tem as próprias leis, tornando difícil o reconhecimento da profissão, porém eu não sei te informar nada nessa área. O melhor é vc procurar informação no ministério da educação deles (Ministero dell'istruzione). Boa sorte. Abs

      Excluir
  3. Oi Alice! Sou graduada em Relações Internacionais e tenho interesse em fazer uma pós (equivalente ao mestrado no Brasil) na Itália, mas ainda estou um pouco confusa em relação à educação superior italiana. No caso, mesmo sendo graduada tbm precisaria fazer dois ano de laurea magistrale para só então conseguir entrar em um Master II livelle? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriella, infelizmente penso que sim, vc teria que fazer a magistrale pra fazer o Master di II livello, pois na verdade a magistrale que corresponderia ao nosso mestrado já que a nossa graduação não dá o titulo de MSc (Master of Sciences), é o nosso mestrado que dá esse título.

      Abraços

      Excluir