segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Certidões argentinas no meu processo, e agora?

Desde que criei o blog, algumas pessoas têm me pedido ajuda com o processo delas, seja para esclarecer dúvidas como para conseguir certidões. Hoje vou contar pra vocês a história de uma amiga muito querida que pediu minha ajuda com os documentos dela, que estão divididos em 2 países, Brasil e Argentina. Se esse também é o seu caso e você está completamente perdid@ e não sabe o que fazer, esse post é pra você.

A figura abaixo mostra a árvore genealógica da minha amiga de forma reduzida, ilustro somente a linha principal que vai até ela e a sua irmã.


Como vocês podem ver ela tem a avó italiana que casou na Argentina e teve o pai dela, que depois se mudou pro Brasil. No Brasil ele "casou" (não oficialmente) e teve ela e a irmã. Como fica a documentação pro processo de cidadania italiana da minha amiga?

Os documentos são os mesmos, mas são conseguidos de maneira diferente porque o procedimento na Argentina é outro:

Documentos avó italiana:
1. Certidão de nascimento italiana: deve ser apostillada* na Prefettura da província italiana porque será utilizada para conseguir o Certificado de no ciudadano argentino (tem o mesmo valor da CNN brasileira)
2. Certidão de casamento na Argentina: Tem que ser apostillada* na argentina
3, Certificado de no ciudadano argentino: é o equivalente da nossa CNN e o passo a passo você encontra neste arquivo, também deverá ser apostillado*.

Documentos pai argentino:
1. Certidão de nascimento argentina: deverá ser apostillada*
2. CNN brasileira: segue os passos normais de legalização no Brasil

Documentos filhas brasileiras:
1. Certidão de nascimento em inteiro-teor que comprova que o pai foi declarante na certidão de nascimento pois não era casado oficialmente com a mãe: também segue os procedimentos normais de legalização no Brasil.

Vocês devem estar se perguntando o que raios é esse "apostillar" que eu escrevi tantas vezes e coloquei um * na frente. A "apostille" é uma forma de legalização simplificada utilizada pelos países que assinaram a convenção de Haia. Na Argentina é feita no Ministério das Relações Exteriores, em Buenos Aires, ou em Colegios di Escribanos (contatem o Colegio de interesse para confirmar se fazem o apostille).

ATENÇÃO!! Somente os documentos públicos se encaixam no Apostille, respectivas traduções devem ser legalizadas no consulado italiano na Argentina, então acaba dando na mesma, por isso sugeri pra minha amiga que traduzisse os documentos argentinos na Itália para evitar mais filas de legalização, já basta a do Brasil.

Com todos os documentos em mãos ela tem que legalizar a CNN do pai e a certidão de nascimento dela no consulado italiano no Brasil, mas tem que levar todos os documentos prontos para o consulado conferir.

Acho que o principal do processo é esse, quem tiver mais dúvidas ou informações mais recentes é só me escrever.

Abraços.

*********************Atualização**************************************************

19/05/2017

Adiciono uma informação que foi compartilhada nos comentários caso seja de interesse para mais pessoas.
Para quem deve solicitar certidões na província de Buenos Aires, entrem neste site: https://www.gba.gob.ar/registrodelaspersonas aparentemente é possível solicitar do exterior.

Boa sorte!!

Links atualizados dia 23/01/2018

57 comentários:

  1. Boa Noite!
    Minha situação se parece um pouco com o de sua amiga e estou com algumas dúvidas. Seria possível me ajudar?
    Meu tataravô é italiano, veio para a Argentina onde teve meu bisavô. Meu bisavô veio para o Brasil e se casou. Teve meu avô, que teve meu pai que me teve. Meu avô já tem cidadania Italiana. Foi tirada a mais de 20 anos e ele não tem mais os documentos e estou precisando pega-los todos novamente.
    Minha dúvida é a respeito do meu ascendente Argentino. Ele somente nasceu na Argentina, casou-se no Brasil. Preciso pegar quais documentos dele?
    Certidão de Nascimento e Certidão de Não Renuncia somente? No caso de Documentos lavrados no Brasil sei que preciso legaliza-los. Preciso legalizar alguma coisa na Argentina também ou somente preciso dos originais de Nascimento e depois essa CNN?
    Desde já muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geisler,

      Com relação ao processo do seu avô, a cidadania dele foi feita no Consulado Italiano? Se sim, todas as certidões dos seus antepassados foram registradas no Comune de nascimento do seu tataravô e vc pode utilizá-las, sem necessidade de recolher as certidões brasileiras e argentinas, ou seja, vc pode pegar todas as certidões italianas até o seu avô e depois precisará legalizar somente as certidões do seu pai e suas. Só não sei se precisa da certidão de não renúncia.

      Att,

      Alice

      Excluir
    2. Olá Alice! Muito obrigado pela resposta.
      infelizmente meu avô fez pelo consulado de BH. Então acredito que eu precise de todos os documentos de qualquer forma.
      Se souber de alguma coisa a respeito desse processo e puder me ajudar eu agradeceria muito!
      Desde já muito obrigado!

      Geisler

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. nossa, tem me ajudado muito esse post em especial. sua amiga não contou como continuou a historia dela não? meu avô foi para a argentina, teve meu pai lá e eu nasci no Brasil. estava achando que seria impossível, já vi que não será! muito obrigada! Pode me tirar uma dúvida? Eu levo os documentos no consulado na argentina em italiano e só depois que eu faço a tradução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga ainda não fez o processo porque vai ter que corrigir o nome da avó. Na verdade, como a Argentina é signatária de Haia não precisa legalizar no consulado Italiano, somente se traduzir os documentos lá. Vc tem que fazer o apostile e se qiser pode traduzir diretamente na Itália, daí não precisa ir no consulado, mas se traduzir na Argentina daí tem que legalizar as traduções.

      Excluir
  4. Já dei entrada no meu processo na Itália e estou aguardando. Meu bisavô italiano foi pra Argentina, meu avô nasceu em Buenos Aires e depois veio para o Brasil.
    Sabe me dizer quanto tempo eles demoram para responder ao meu comune? São Paulo já respondeu com 60 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não faço a menor idéia de quanto tempo eles demoram, não conheço ninguém que já tenha concluido o processo com certidões argentinas.

      Excluir
  5. Boa noite, estou confuso pois, Meu tataravô saio da Italia e foi para a Argentina, aonde teve meu bisavô...Meu bisavô nasceu em Mendoza, estou tentando enviar email pro registro civil em mendoza solicitando a certidão do meu bisavô , mas ninguem responde meu e-mail lá....O q eu tenho que fazer??? Estou desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessas horas a melhor coisa é ligar lá e falar com o responsável.

      Boa sorte

      Excluir
    2. Abraham você conseguir resolver a situação? Já tem a cidadania italiana?

      Excluir
  6. Alice, boa tarde! Estou c uma dúvida, o avô da minha esposa é italiano, veio pró Brasil em 1942 e depois mudou pra argentino, onde viveu por 9 anos e depois retornou ao Brasil e se casou aqui. Vc acha q será necessário tirar a CNN dele argentina ? Pois já legalizados os documentos em são Paulo só com a CNN brasileira e não falaram nada a respeito da argentina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se na argentina ele não casou e nem teve filhos eu acredito que vcs podem deixar quieto e usar os documentos somente do Brasil.

      Ciao

      Excluir
  7. Alice, boa noite!
    Obrigada por escrever este post! Foi o único q encontrei algo similar ao meu caso. Como é apenas similar, rs, agora vem as dúvidas:

    Por favor, saberia me ajudar?

    Trisavô Italiano
    Bisavô Argentino
    Avó Argentina
    Pai Argentino
    E eu Brasileira. (Já levantei que tenho o direito à cidadania)

    Meu pai não se casou com a minha mãe, e só fui registrada aos 27 anos quando ele veio para o Brasil.

    - Sabe me dizer se ele precisar tirar a cidadania antes de mim?

    - Precisa de algum documento diferente por eles não serem casados?

    - o registro tardio pode gerar problemas?

    - eu preciso fazer algo na Argentina, ou posso fazer pelo Brasil?

    Ufa! Desculpe tantas dúvidas, mas está impossível achar as respostas!

    Muito obrigada!

    Victória

    (Se não atrapalhar, poderia me mandar email? victoria.silva.gutierrez@gmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, tenho uma dúvida:

    Documentos pai argentino: 1. Certidão de nascimento argentina

    Nesse caso meu avo nasceu na argentina: devo solicitar o certificado DE CIUDADANO ARGENTINO ou de NO CIUDADANO ARGENTINO

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se seu avô nasceu na argentina vc precisa somente da certidão de nascimento dele. Somente pro italiano que precisa da certidão de no ciudadano argentino.

      Ciao

      Excluir
  9. Ola,meu bisavo é italiano, ja tenho a certidao de nascimento dele, mas meu avo nasceu na Argentina (Buenoa Aires), entao imagino que meu bisavo tenha se casado na Argentina, como faco para achar essa certidão? Para onde devo escrever? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirian, em uma busca rápida na internet descobri que existe o registro provincial d las personas, acho que deve ser aí: http://www.gob.gba.gov.ar/portal/subsecretarias/gabinete/registro/registro.php

      Excluir
  10. Olá! tenho uma dúvida. Meu bisavô e minha bisavó eram Italianos, casaram na Argentina, e depois se mudaram para o Brasil.
    Como será possível conseguir a certidão de casamento argentina pela Internet? Terei que ir a Argentina para providenciar a certidão, tradução e apostilagem?
    Muito obrigada.

    Flávia -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.gob.gba.gov.ar/portal/registro/partidas.php

      Voce pode solicitar nesse site

      Excluir
  11. Eu estou juntando as certidões para a cidadania Italiana e meu caso também é parecido.
    Meu bisavô nasceu e casou na Itália faleceu no Brasil mas o filho dele meu avô nasceu em Buenos Aires casou e faleceu no Brasil...
    Toda documentação italiana e brasileira seguindo a sequência eu tenho.... só a certidão Argentina que consegui uma cópia e é escrita à mão.. como faço para legalizar? Terei que mandar buscar outra com essa apostilla para ter validade? Conhecem algum contato de alguém que possa efetuar esse serviço de busca e encaminhar por correio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Vc precisa de um original apostilado na argentina. Infelizmente não conheÇo ninguém que possa fazer isso pra vc.

      Excluir
  12. Aguém sabe como faço para achar um certidão de óbito na argentina de meu tataravô italiano que veio a falecer na Argentina. Meu sobrenome é Guilherme e não sei como fica em italiano. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  13. Meu antenato imigrou para argentina, se casou lá, teve meu avô que teve meu pai em territorio argentino e eu sou brasileira. Alguem sabe me informar se posso solicitar as certidoes na argentina e traduzi-las e apostilar-las direto aqui no brasil ou preciso fazer isso tudo na argentina pra depois fazer outra vez no brasil? Irei fazer o processo no consulado do RJ entao nao posso traduzi-las na Italia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella,

      Acho que vc pode traduzir diretamente no Brasil, mas as certidões originais devem ser apostiladas na Argentina antes de serem apresentadas ao consulado.

      Boa sorte

      Excluir
  14. oi voce poderia me dizer por gentileza como fa;co para tirar uma segunda via da certidao de nascimento da argentina? estou no brasil e preciso da certidao de nascimento de lá. obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá, acabou de descobrir buscando meus documentos no Brasil, que a mulher do meu bisavô (filho do italiano), era da Argentina. Mas nós documentos dela não constam cidades. Apenas que era de lá. Será que a ausência deste documento é bastante relevante para o processo, já que ela não me transmite a cidadania?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, pessoal. Alguém conseguiria indicar algum escritório ou profissional que realiza a busca e apostilamento de documentos na Argentina? Tentei fazer por um site mas infelizmente a experiência não foi nada boa.

    Quem puder indicar algo agradeço imensamente!

    Pode enviar contato pelo jessicap@live.com

    ResponderExcluir
  17. Tem o site de busca atualizado o link esta dando erro, entrei no site inicial porem nao acho aonde solicita.

    ResponderExcluir
  18. Olá Alice, minha história se parece com de alguns post, bisavô italiano, que casou na Argentina, nasceu meu avô em La Prata e depois todos vieram pro Brasil.
    Preciso da certidão de casamento do bisavô e nascimento do avô, há tentei pela internet, mas como precisa apostilar e ter um documento com número argentino não deu certo. Você conhece alguém que trabalha com o serviço de buscar essas certidões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não conheço ninguém que preste esse serviço, talvez seja necessario ir até lá

      Excluir
  19. Oi Alice,
    Agradeço muito seu blog pois foi o único que tem as informações que me ajudam neste momento.
    Gostaria da sua ajuda, se possível.
    Meus bisavós são italianos e, no processo de imigração, foram primeiro para Buenos Aires, onde meu avô nasceu. Posteriormente, vieram para o Brasil.
    Eu tenho uma certidão de nascimento dele bem antiga e gostaria de obter uma atualizada. Não consegui fazer online. Você conhece alguém que faça esse serviço ? Fora isso, o comune pediu para pedir um documento: certificato non iscrizione eletoral ( poder judicial). VocÊ sabe como consigo ?
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não conheço ninguém que possa fazer esser serviço, porque vc precisa pegar a certidão e apostilar. Talvez seja necessario ir até lá. O certificado que o comune precisa é o certificado de non ciudadano argentino: https://www.pjn.gov.ar/Publicaciones/00003/00051194.Pdf equivalente a nossa CNN.

      Boa sorte

      Excluir
  20. bOA NOITE
    MEUS TRISAVÔ FOI PARA ARGENTINA AONDE SE CASOU E DEPOIS VEIO PARA O BRASIL. ENCONTREI O LIVRO COM A CERTIDAO DE CASAMENTO DELE NA PAROQUIA NA ARGENTINA. COMO PROCEDO. ESSE DOC TEM VALIDADE?

    ResponderExcluir
  21. Olá, vc precisa da certidão de casamento civil dele, se não tiver, daí sim vc usa a certiodão religiosa, de qualquer forma vc precisaria contatar a igreja e solicitar a certidão.

    Att,

    Alice

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Estou na Irlanda e comecando a ver minha possivel cidadania agora, ainda me sinto muito confusa mesmo seu post sendo maravilhoso. Vc se importa se eu mantiver contato com vc para tirar algumas duvidas?
    Podemos trocar email? Obrigada
    Daniela

    meu email é danielaloyarte arroba gmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, td bem. É só me escrever: alice.sabatino86@gmail.com

      Excluir
  23. Olá! Tudo bem?
    Estou precisando de ajuda com meu processo de reconhecimento de cidadania italiana.

    Meu bisavô nasceu e viveu na Argentina até os 12 anos de idade. Os 12 anos voltou com a família para a Itália onde foi registrado (certidão de nascimento) .

    Já buscamos qualquer registro do meu bisavô na Argentina, mas não existe nenhuma certidão de nascimento ou batismo argentino.

    As dúvidas são:
    1. Preciso emitir a "Certidão de nao cidadão Argentino" para juntar aos documentos do processo?
    2. Existe algum documento/ certidão que comprove que meu antenato não tem registro na Argentina?
    3. Há possibilidade de haver qualquer outro documento que preciso juntar ao processo?

    Agradeço imensamente as informações dadas, me ajudou muito a esclarecer as ideias. Aguardo seu retorno!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA,
    MEU MARIDO ESTA MONTANDO A PASTA DE CIDADANIA ITALIANA , POREM TEM 02 CERTIDÕES QUE POSSIVELMENTE ESTÃO NA ARGENTINA. UM É DE CASAMENTO DE JOSEPH MARENGO COM PIA REGIROZZI MARENGO NO ANO APROXIMADO DE 1900 E NASCIMENTO DE BRUNO MARENGO EM 22/10/1911. NÃO SABEMOS POR ONDE COMEÇAR A PROCURAR POIS É TUDO QUE TEMOS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to na mesma situação... sei que eles casaram em buenos aires apenas! boa sorte pra gente!

      Excluir
    2. Olá Ana Cristina,

      Não sei como te ajudar, você não tem ideia da cidade em que eles se casaram? Essa informação vc teria que conseguir com a tua família.

      Excluir
  25. bom dia! muito boa tua ideia! talvez possa me ajudar.... meu trisavo italiano foi pra argentina... ele se casou la... e depois veio para o brasil... como faço para encontrar a certidao de casamento dele?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! entrei no site por esse link https://www.gba.gob.ar/registrodelaspersonas/solicitud_de_partidas,para pedir a certidão de nascimento de meu avo argentino, porém pede meu DNI e ID DNI, mas eu nao tenho identidade argentina. Como proceder ? suelychicao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelly,

      Não sei, melhor vc contatar o pessoal do site.

      Excluir
  28. pessoal que ta precisando de certidao de casamento dos antenatos na ARgentina.... Depende de varios fatores...casamentos apos 1886 possuem o registro civil.... anterior a esse ano era tudo nas paróquias.. porem em 1955 houve uma serie de atentados em Buenos Aires onde várias igrejas pegaram fogo e os documentos foram perdidos... estou indo pra lá agora em Dezembro atras da certidao dos meus trisavós! vou postar o que descobri nessa viagem.... boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Neto, tbm estou procurando a certidao de casamentos dos meus trisavôs. Eles casaram em Paso de Los Libres em 1890, porem o cartorio e a igreja dizem nao ter o registro...pode em dar alguma dica? sabe de alguem que faz essa busca? Obrigada

      Excluir
  29. Olá, tudo bem?

    Sou Igor, preciso de dois documentos na Argentina:
    01. "Partida de Nascimiento" certidão de nascimento do meu avô. Sei onde exatamente onde esse documento está e só pegar. Preciso dela digitada, traduzida e apostilada;
    02. CNN do meu trisavô (italiano). Para constar que por mais que ele teve um filho na Argentina ele não se naturalizou argentino. Preciso da CNN traduzida e apostilada.

    Se alguém conhece alguém que pode me ajudar com esses dois documentos peça para entrar em contato comigo.
    +55 43 99983-4865 WhatsApp

    Atenciosamente
    Igor Papa Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal dos comentários!
      Se vocês encontram alguém que ajudou vocês, favor me passar o contato.

      Muito agradecido.

      Excluir
  30. Boa noite, estou procurando documento de casamento de meu avos, eles nasceram na Italia e casaram se em Rivadavia na Argentina. Porem já falei com algumas cidades na Argentina com este nome e nao obtive sucesso. Ha alguma forma de solicitar estes documentos?

    ResponderExcluir